1ª Mostra Arte na Margem que inicia neste domingo é também oportunidade para conhecer o Moinho da Cascata - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Teatro06/04/2018 | 15h30Atualizada em 06/04/2018 | 15h30

1ª Mostra Arte na Margem que inicia neste domingo é também oportunidade para conhecer o Moinho da Cascata

O local edificado pelo imigrante italiano Aristides Germani e tombado em 2002 como patrimônio histórico de Caxias do Sul, virou sede do Grupo Ueba

1ª Mostra Arte na Margem que inicia neste domingo é também oportunidade para conhecer o Moinho da Cascata Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Era uma vez um antigo moinho, construído em 1905 às margens do Arroio Tega. Além de moer grãos, foi pioneiro em produzir energia elétrica para a cidade. Muitos e muitos anos depois, o Moinho da Cascata, edificado pelo imigrante italiano Aristides Germani e tombado em 2002 como patrimônio histórico de Caxias do Sul, virou sede do Grupo Ueba. Neste domingo, começa mais um capítulo nessa história, com a abertura da 1ª Mostra Arte na Margem, em que o local sediará uma série de apresentações teatrais gratuitas, abertas ao público.

— A mostra tem, entre seus objetivos, o de fazer o público circular mais pelo Moinho — diz a atriz Aline Zilli, contando que muitas vezes os ensaios do grupo, quando ocorrem no pátio em frente ao prédio, atraem a atenção de quem circula ali perto, na Rua Luiz Covolan.

Há ainda a vontade de ampliar o contato da comunidade caxiense com o teatro que o Ueba produz, acrescenta o ator Jonas Piccoli:

— Das nossas cerca de 200 apresentações anuais, apenas umas 20 são em Caxias — conta o ator, calculando que, em 14 anos, os espetáculos do grupo já circularam por quase 300 cidades de todo o país (e em algumas de fora).

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 03/04/2018. Moinho da Cascata, sede do grupo Ueba, para matéria do Almanaque. A ideia é, além de falar do ciclo gratuito de teatro que eles estão abrindo, mostrar o lugar, um casarão tombado pelo patrimônio histórico. (Diogo Sallaberry/Agência RBS)
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Viabilizado via Financiarte, o projeto Mostra Arte na Margem ocorrerá em duas etapas, no primeiro e segundo semestre. Nesta primeira etapa serão quatro diferentes espetáculos abertos ao público, sempre aos domingos, até 6 de maio, e outras oito apresentações, todas com peças diferentes, voltadas a estudantes, em maio.

A abertura, neste domingo, será com um dos espetáculos de maior sucesso do Ueba: Radicci e Genoveva, inspirado nos personagens criados pelo cartunista Carlos Henrique Iotti. A peça, aliás, foi concebida dentro do Moinho da Cascata, bem antes de o espaço virar sede do grupo. Na época, a estreia foi na Casa da Cultura, mas agora a divertida comédia poderá ser conferida no seu cenário original.

Um atrativo a mais da mostra é que estudantes (e demais curiosos) poderão aproveitar e fazer um tour guiado pelo prédio centenário do antigo moinho, que soma mais de 1,2 mil metros quadrados distribuídos em dois andares e num porão com paredes de um metro de largura e jeito de masmorra — tanto que vai sediar, no segundo semestre, o espetáculo O Templário. E a quem se pergunta o porquê do "cascata" no nome do prédio, vale espiar pelas janelas e descobrir uma queda d'água de aproximadamente 40 metros em pleno Tega, invisível da rua.

Figurino

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 03/04/2018. Moinho da Cascata, sede do grupo Ueba, para matéria do Almanaque. A ideia é, além de falar do ciclo gratuito de teatro que eles estão abrindo, mostrar o lugar, um casarão tombado pelo patrimônio histórico. (Diogo Sallaberry/Agência RBS)
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Uma dica é conferir a mostra de figurinos, adereços e cenários do Ueba. Apenas em figurinos, são cerca de 850 itens.

Endereço

O Moinho da Cascata fica na Rua Luiz Covolan, 2.820, no bairro Marechal Floriano, próximo ao Enxutão.

Os espetáculos

Confira os espetáculos desta primeira etapa da Mostra Arte na Margem:
Este domingo, dia 8, às 19h: Radicci e Genoveva.
Dia 15, às 16h: As Aventuras do Fusca à Vela.
Dia 22, às 16h: O Torto da Rima Torta.
Dia 6 de maio, às 16h: Circo ZeZ.

Leia Também:
Casal da Serra que está dando a volta ao mundo desde 2016 fala da viagem
Conheça Tauana Stieve, representante de Caxias do Sul na final do Miss Rio Grande do Sul 2018
Nivaldo Pereira: o céu das culturas

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros