Frei Jaime: os ventos cessam - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião02/03/2018 | 07h00Atualizada em 02/03/2018 | 07h00

Frei Jaime: os ventos cessam

Há dias e dias, momentos e momentos: a vida é marcada pela alternância

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Com o coração sereno, acolhendo a primeira sexta-feira do mês de março... Mesmo que o cansaço seja insistente, a certeza de que é possível continuar enche a vida de possibilidades... Que o coração nunca perca a humildade e a mansidão. Vamos lá! É maravilhoso viver! 

"Acalme os ventos de sua mente e mergulhe na paz que você precisa." 

Há dias e dias, momentos e momentos: a vida é marcada pela alternância. Alguns planos se encontram com a realização, outros necessitam se adequar com adiamentos e reordenamentos. Nem tudo obedece à lógica e às determinações racionais. Porém, a capacidade de reinventar pode oportunizar outros direcionamentos, repletos de surpresas e emoções. A vida é marcada por um dinamismo fantástico, uma luz inconfundível, uma esperança que desconhece a decepção. 

No entanto, tudo depende da capacidade de lidar adequadamente com o autocontrole e, respectivamente, com o autoconhecimento. Mas acalmar os vendavais da mente não é tarefa muito fácil: exige serenidade e muita maturidade. Existem situações que são capazes de desestabilizar e de proporcionar um desconforto à alma. Mas nada que não possa ser retomado e redirecionado. A vida aceita novos capítulos com outros títulos, pode, também, ser recomeçada, tantas vezes quantas forem necessárias. 

O segredo parece residir no consistente pacto com a esperança, que pode e deve ser renovado diariamente. Um mergulho na paz refaz a disposição e concede aquela alegria que o coração tanto precisa. Se houvesse mais empenho na busca e na construção da paz, as outras necessidades seriam satisfeitas simultaneamente. Quando o essencial é alcançado, a vida segue seu ritmo normal, a alegria se multiplica e os problemas deixam de provocar alardes e desencontros. Pensamentos organizados e bem administrados alcançam ao coração aquela serenidade que proporciona o ambiente favorável à realização de muitos sonhos. É interessante não esquecer que os vendavais também passam, as dores cessam e as preocupações experimentam a calmaria. A paz não tem preço, mesmo. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros