Frei Jaime: chega o momento em que é necessário acordar. Em todos os sentidos - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião09/03/2018 | 07h00Atualizada em 09/03/2018 | 07h00

Frei Jaime: chega o momento em que é necessário acordar. Em todos os sentidos

É visível o cansaço de ter que parecer para os outros

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A sexta-feira chegou... Racionalmente todos sabem que o tempo não se apressa, mas a sensação é de rapidez, velocidade.... Bom mesmo é viver intensamente em cada momento, em cada instante.... Obrigado, vida! 

"Acordar para quem você é requer desapego de quem você imagina ser." (Alan Watts). 

O encontro consigo mesmo não pode ser adiado. Cedo ou tarde, alguns agendamentos se impõem. Deixar para amanhã é quase uma convenção, uma prática comum, um jeito informal de permitir que a vida aconteça, sem qualquer direcionamento ou posicionamento. Chega o momento em que é necessário acordar, em todos os sentidos e resgatar a própria essência. É visível o cansaço de ter que parecer para os outros, abafando a peculiar identidade. Investir somente na aparência é um risco, um passo que pode conduzir à decepção. Deveria existir um movimento bem articulado de volta à simplicidade. Impossível ser plenamente humano sem exercitar e vivenciar a simplicidade.

Leia mais
Frei Jaime: o significado de cada passo
Frei Jaime: diferentes brilhos 
Frei Jaime: os ventos cessam  

Um coração simples é um coração autêntico, preparado para o realismo. Inútil gastar tempo achando-se mais importante do que os outros. A estima não deve estar nem abaixo e nem acima, apenas no devido equilíbrio. Porém, para alcançar tal estatura é importante acordar a cada instante. Se o amanhecer supõe despertar para um novo dia, as várias etapas da vida aguardam pelo ato de acordar, em todos os sentidos, principalmente na dimensão existencial. 

Escutar os que os outros dizem é interessante. Alguns são sinceros, desejam ajudar, apontam onde estão sendo necessários retoques, aplaudem ou pontualizam as melhorias. É realmente difícil crescer como ser humano, mantendo-se numa redoma, avesso à otimização dos próprios dons. A ideia que cada um tem de si mesmo é muito significativa. Porém, é preciso estar aberto para agregar transparência e abraçar a flexibilidade, como caminho para delinear necessária melhorias. Nada é mais elegante do que ser humilde e autêntico. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Bênçãos! 



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros