Frei Jaime: as trocas diárias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião12/03/2018 | 06h47Atualizada em 12/03/2018 | 06h47

Frei Jaime: as trocas diárias

Encontrar o significado da vida é uma tarefa envolvente e empolgante

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Uma nova semana inicia... Recomeçar deveria ser, sempre, a melhor a parte.... Trabalhar-se para ser um facilitador de recomeços... A vida vale a pena quando há um pique, um dinamismo, um desejo de acertar... Ruim é acordar somente para o desânimo... Então, assustando a tristeza, abraçando a alegria, vamos que vamos! 

"Somos feitos para a felicidade, para a troca, para a paz, para a bondade, para facilitarmos a existência uns dos outros."

Encontrar o significado da vida é uma tarefa envolvente e empolgante. Se existe vida, a missão está intrínseca. Cada pessoa tem um caminho a ser trilhado, algo a ser feito, um pedaço de felicidade a sua espera. Ninguém fica sem endereço e sem direção. É evidente que a liberdade é um dom precioso. Algumas pessoas optam por não fazer escolhas conscientes, simplesmente deixam acontecer. As consequências acabam dando sinais, com o passar do tempo. Ninguém está neste planeta fadado ao sofrimento. Pelo contrário, a vida oferece o melhor para todos, mesmo que, num primeiro momento, não seja possível compreender. A intensidade da felicidade depende da agilidade nas trocas, na construção da paz, no exercício da bondade, na ajuda mútua. 

É muito fácil fechar-se num pequeno espaço existencial e não envolver-se com nada, além dos interesses pessoais. Se cada um conseguisse facilitar a existência dos outros, tudo seria diferente. O individualismo cria desconforto interior e exterior, fecha as janelas por onde o oxigênio da esperança poderia circular, compromete a visão dos horizontes. Viver não é tão complicado como alguns expressam, através de contínuas lamentações. É claro que existem situações complexas e até doloridas. 

Porém, para cada problema, o número de soluções é sempre considerável. Além disso, não convém deixar no esquecimento que algumas ações provocam reações. Não é de hoje que que os exemplos comprovam que a colheita depende da semeadura. Mesmo assim, um considerável número de pessoas continua escolhendo sem critérios, agindo sem consciência, amando sem fidelidade. No ato de facilitar, através da bondade, a existência dos outros, a própria felicidade está sendo gestada. Viver é simplesmente encantador. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros