Frei Jaime: aprendendo diariamente - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião07/03/2018 | 07h00Atualizada em 07/03/2018 | 07h00

Frei Jaime: aprendendo diariamente

A sequência dos dias e a dinâmica do próprio tempo tornam-se insistentes lembranças

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Alguns pensamentos são mais insistentes, determinadas lembranças não sossegam... A vida é grandiosa! Exige capacidade de administração! Vamos lá para mais um dia! Carregando Paz e Bem no coração!

"Tudo passa. Mas é bom que não passe sem antes nos ensinar." (Pe. Fábio de Melo). 

A sequência dos dias e a dinâmica do próprio tempo tornam-se insistentes lembranças, aproximando continuamente o hoje do amanhã. A soma dos anos conscientiza quanto à certeza de que a existência está construindo sua própria passagem. Na infância ninguém pensa que a vida é passageira. Pelo contrário, há um desejo de que os anos passem e que a fase adulta não tarde a chegar. A busca pela autonomia, na adolescência e juventude, não evidencia acentuadamente o valor de cada momento, apenas se apressa em querer ver o tempo passar. Sim, o tempo passa. Ou melhor, tudo passa. A experiência da transitoriedade faz parte do aprendizado. 

Ninguém deveria se angustiar ao perceber a passagem dos dias, meses e anos. Pelo contrário, os momentos devem ser celebrados e a história é convocada a anexar sempre novos capítulos. A especificidade do tempo está interligada com o ensinamento. Todos os fatos e acontecimentos têm o poder de ensinar, quando há quem deseja aprender. Se o tempo é professor, é imprescindível que haja alunos. Querer aprender é uma das qualidades humanas que mais agrega dinamismo e entusiasmo. As diversas situações da vida podem ofertar experiências incomparáveis. 

Ninguém, a menos que opte, caminha de mãos vazias. Nem que seja simples migalhas, o ontem sempre deixa algumas coisas nas mãos daqueles que não se esquecem da  responsabilidade diante do ato de viver. É uma dádiva poder somar dias e agregar experiências ao currículo existencial. Ser empreendedor da própria vida é uma árdua e exigente conquista, que rende pequenas e grandes vitórias, com diversos sabores, permitindo um significado divino às buscas humanas. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros