Projeto de mãe e filho, banda caxiense Rádio Kaza Jardim lança álbum de estreia nesta sexta-feira, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música20/02/2018 | 08h00Atualizada em 20/02/2018 | 08h00

Projeto de mãe e filho, banda caxiense Rádio Kaza Jardim lança álbum de estreia nesta sexta-feira, em Caxias do Sul

Som de Paulinha e Lyo Suzuki traz influências de rap, jazz e MPB. Show será no teatro do Ordovás

Projeto de mãe e filho, banda caxiense Rádio Kaza Jardim lança álbum de estreia nesta sexta-feira, em Caxias do Sul Vibiana Cornutti/Divulgação
Foto: Vibiana Cornutti / Divulgação

A batida e a linguagem do rap são o fio condutor de uma sonoridade que vai além tanto na instrumentação quanto na intenção do álbum de estreia da banda Rádio Kaza Jardim, que tem show de lançamento nesta sexta-feira, no teatro do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. 

Liderado pelas vozes de Paulinha Suzuki e Lyo Suzuki, o grupo agrega elementos da MPB e do jazz para enriquecer o pano de fundo das rimas que se espalham por 10 músicas autorais, interligadas por 11 vinhetas que completam as 21 faixas do CD, intitulado Jardim. O álbum já está disponível em plataformas digitais, como o Youtube

Acompanhados de um time competente e criativo formado por Graziano Anzolin (teclados), Nino Henz (baixo), Rodrigo Zorzi (bateria) e Lazaro Nascimento (instrumentos de cordas), Paulinha e Lyo – mãe e filho – cantam melodias capazes de suavizar o cotidiano mais agitado. Ao contrário da denúncia social e do retrato do caos urbano que caracterizam o rap, as letras abordam as sutilezas do convívio familiar e das relações de amizade enquanto troca. Paulinha explica que o disco é a materialização de um projeto que surgiu há cerca de quatro anos, mas que até então se mantinha restrito basicamente ao lar da família, a casa jardim que dá nome à banda.

– A maior parte das músicas eu e o Lyo escrevemos juntos, apenas duas são do Felipe Andreola, parceiro nosso. Todo o disco traz bem presente questões da nossa cultura japonesa, como os deuses e guardiões e o respeito à ancestralidade – destaca.

Paulinha explica que o disco é uma homenagem ao seu pai e avô de Lyo, o japonês Shigueki Suzuki, o ancestral vivo mais próximo. Algumas das vinhetas, passagens de 10 a 15 segundos que marcam a transição entre uma música e outra, trazem o idoso conversando em seu idioma, enquanto outras reproduzem barulhinhos gostosos do cotidiano, como o do café sendo preparado ou o miado dos gatos. 

– As vinhetas têm a ver com a ideia da rádio, que está no nome da banda. São sons breves que foram construídos para dar essa ambientação de um jardim e todos os elementos místicos que se pode encontrar nele – comenta a cantora. 

Além da formação completa da gravação do álbum, viabilizado com recursos do Financiarte de 2016, o show de lançamento tem a proposta de oferecer uma experiência sensorial, com performance dos bailarinos Pedro Coelho e Paula Giusto e projeção mapeada (técnica de reprodução de conteúdo audiovisual em 3D utilizando relevos como fachadas de prédios). Para o futuro, Paulinha Suzuki adianta que a banda pretende circular com o show e trabalhar na gravação de um novo disco. 

Agende-se

O quê: show de lançamento do álbum Jardim, da banda Rádio Kaza Jardim.
Quando: sexta-feira (23), às 20h.
Onde: Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás.
Quanto: entrada gratuita (retirada de ingressos com a produção, através dos telefones 54 99650.4026 ou 54  981729342).

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros