Pioneira do blues em Caxias do Sul, banda The Bluesmakers é atração no Mississippi Delta Blues Bar neste sábado - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música02/02/2018 | 08h30Atualizada em 02/02/2018 | 08h30

Pioneira do blues em Caxias do Sul, banda The Bluesmakers é atração no Mississippi Delta Blues Bar neste sábado

Quarteto traz dois integrantes da formação original, André Coelho e Rafa Schmitt, e dois músicos convidados

Pioneira do blues em Caxias do Sul, banda The Bluesmakers é atração no Mississippi Delta Blues Bar neste sábado Maicon Damasceno/Agencia RBS
Em 2011, grupo tocou no MDBF com (da esq. p/ dir.) Solon Fishbone, Zamba, André Coelho e Rafa Schmitt. Coelho e Schmitt seguem na banda Foto: Maicon Damasceno / Agencia RBS

Banda que plantou a semente do blues em Caxias do Sul no final dos anos 80, a The Bluesmakers está de volta, capitaneada pelo vocalista e guitarrista André Coelho. A reunião será neste sábado, no palco do Mississippi Delta Blues Bar, com dois integrantes do quarteto original: além de Coelho, o baixista Rafael Schmitt. A atual formação é completada pelo baterista Hamilton Félix (do Blues da Casa Torta) e pelo guitarrista Aroldo Anderson, ambos de Porto Alegre, para onde a banda migrou em sua segunda fase e reuniu músicos como o baterista Alexandre Barea (Cascavelletes), o guitarrista Marcio Petracco (ex-TNT) e o baterista Marcelo Gross (guitarrista da Cachorro Grande).

Numa época em que havia poucas bandas de blues no Brasil – as mais conhecidas eram Blues Etílicos e Big Allanbik, ambas do Rio –, a Bluesmakers apareceu como uma novidade vinda do Sul. Chegou a aparecer em rede nacional na TV Manchete, em 1992. Naquela época, o grupo revelou para o país um de seus mais atuantes guitarristas até hoje, Solon Fishbone. Irmão mais novo de André Coelho, Solon assumiu a guitarra da banda após uma participação em um show na clássica boate Voo Livre, no início dos anos 90, e ficou por dois anos, até partir para a carreira solo. O primeiro show da atual reunião, em agosto do ano passado no Gravador Pub, em Porto Alegre, teve as nostálgicas participações de Petracco e Fishbone. 

Para o show deste sábado, Coelho não revela quais serão as participações, mas adianta que já fez contato com amigos da cena local para agregar no palco. No setlist preparado para o retorno, o tradicional tributo a clássicos do blues, em especial a vertente de Chicago.

– O repertório mudou um pouco ao longo dos anos, mas ainda é essencialmente blues. Vamos tocar bastante coisa de Muddy Waters, Magic Sam, Otis Rush, Freddie King, Albert King, entre outros – adianta o frontman. 

Considerando as três décadas que separam o surgimento da Bluesmakers num cenário de pouca informação sobre o ritmo do Sul dos EUA, até a apresentação deste fim de semana numa Caxias que respira blues, André Coelho considera que uma missão foi cumprida:

– A gente se sente muito orgulhoso de ser a faísca que acendeu essa chama. Quando fizemos uma reunião para tocar no MDBF em 2011, foi uma exigência do Toyo (Bagoso, idealizador do festival de blues) que levássemos a formação original, justamente pela influência que a banda teve inclusive para que a cidade viesse a ter um bar e mais tarde um festival de blues.

Agende-se

O quê: Show da banda The Bluesmakers
Quando: Sábado, às 22h30min
Onde: Mississippi Delta Blues Bar, em Caxias do Sul
Quanto: R$ 20


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros