Ópera será destaque da programação da Osucs em novembro, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música clássica06/02/2018 | 09h00Atualizada em 06/02/2018 | 14h48

Ópera será destaque da programação da Osucs em novembro, em Caxias do Sul

"Cavalleria Rusticana" será apresentada em duas edições

Ópera será destaque da programação da Osucs em novembro, em Caxias do Sul Felipe Ntland/Agencia RBS
Foto: Felipe Ntland / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Para o maestro Manfredo Schmiedt, um dos pontos altos da programação 2018 da Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs) ocorrerá no mês de novembro, em Caxias do Sul. E não só porque os dois concertos desse mês comemoram o aniversário da Osucs: o diferencial é que neles será apresentada a ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, espetáculo que já teve edição na cidade nos anos 1980, no antigo Cine Ópera.

— Será um espetáculo completo, com cenários, figurinos, participação dos coros da UCS e da Ospa, cinco solistas — enumera o maestro.

Leia mais:
Orquestra Sinfônica da UCS programa cerca de 40 concertos para 2018

Ele acrescenta que essa ópera tem como tema o cotidiano de uma aldeia na Sicília. Cada solista interpretará um personagem: a soprano Paola Leonetti será a pobre  camponesa Santuzza; o tenor Diel Rodrigues será o aldeão Turiddu; o barítono Daniel Germano será o carreteiro Alfio; a soprano Elisa Machado será Lola, a mulher de Alfio; e a mezzo-soprano Luciana Bottona fará o papel de Mamma Lucia, a mãe de Tiriddu. 

A direção musical, assim como a regência, estarão a cargo de Schmiedt, enquanto a direção cênica terá a assinatura de Ricardo Barpp, e os coros — que darão voz aos aldeões — serão regidos por Anita Campagnollo. As apresentações serão nos dias 18 e 22 de novembro, no UCS Teatro.

Em dezembro estreia a Série Popular

Para o mês de dezembro, a Osucs ira "inovar novamente", segundo o maestro, com a inauguração dos Concertos Série Popular (também em duas edições):

— Serão grandes concertos, mas com foco mais popular, com tema de games no repertório. Mario e Warcraft, por exemplo, têm músicas incríveis — diz o maestro.


Leia também:
Lugares de memória
Seja seu próprio chef


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros