Livro que conta a viagem de caxienses a Montevidéu a bordo de bicicletas será lançado nesta quarta-feira, em Caxias  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Literatura19/02/2018 | 08h00Atualizada em 19/02/2018 | 08h00

Livro que conta a viagem de caxienses a Montevidéu a bordo de bicicletas será lançado nesta quarta-feira, em Caxias 

Tiago Fiamenghi e Cesar Mincatto transformaram a jornada de 11 dias na obra Viver e Sonhar. Volume tem 300 fotos e vídeos que podem ser acessados por QR Code

Livro que conta a viagem de caxienses a Montevidéu a bordo de bicicletas será lançado nesta quarta-feira, em Caxias  Andréia Fadanelli/Divulgação
Foto que ilustra a capa do livro Foto: Andréia Fadanelli / Divulgação

Onze dias de viagem, 66 horas de pedaladas, 977 quilômetros percorridos e agora um livro de 428 páginas, com lançamento marcado para esta quarta-feira, no Auditório da FSG. Viver e Sonhar relata a jornada transformadora dos amigos caxienses Tiago Fiamenghi, 34 anos, e  Cesar Mincatto, 50, de Porto Alegre a Montevidéu a bordo de suas bicicletas. Além do texto, escrito pela jornalista Paula Valduga a partir dos depoimentos da dupla, o volume traz mais de 300 fotos assinadas por Andréia Fadanelli, que acompanhou, em um carro de apoio, a viagem feita de 11 a 21 de fevereiro do ano passado.

Embora longas viagens de bike não sejam exatamente novidade, a narrativa tampouco foca nos perrengues da aventura em si, nem entra na onda corrente de pessoas que largam tudo por uma aventura – o que nem é o caso. Trata-se de um relato sobre a realização de um sonho, no qual ficam claras as intenções de autoconhecimento e de inspirar pessoas a ir atrás daquilo que desejam, não importando o tamanho do desafio. Idealizadores do projeto Bike & Wine, que une as paixões pela estrada, pela bicicleta e pelos vinhos (ao longo da viagem foram nove rótulos degustados), Tiago, designer, e Cesar, empresário, não são atletas e precisaram de treinamento especializado para poder cumprir o trajeto. Tão importante quanto a preparação, porém, foi o incentivo dos amigos e fãs que passaram a acompanhar o dia a dia dos viajantes nas redes sociais:

– Somos duas pessoas que mostraram que não é preciso desistir de nada, vida profissional ou pessoal, para ir atrás e realizar um sonho. Foi isso o que mais chamou a atenção dos apoiadores deste projeto – destaca Tiago.

Cesar, acostumado a viajar para o Uruguai de carro com a esposa, comenta que a escolha pelo destino final tem a ver com o propósito da viagem, que é o de uma vida mais contemplativa:

– O Uruguai é um lugar que nos ensina isso. As pessoas vivem de um modo mais sereno, apreciam a natureza.

Contada em 11 capítulos, um para cada dia da viagem, a experiência da leitura pode ser enriquecida por QR Codes que direcionam para vídeos feitos pela dupla, mostrando paisagens e bastidores com episódios curiosos e complicações ao longo do caminho.

– É uma viagem que envolve sensações tão surreais que a única forma de tentar traduzir isso é sendo o mais sensorial possível. Por isso essa ideia de reunir texto, fotos e vídeos. É um livro para ser degustado sem pressa, e que, assim como a viagem, o mais importante não está no final, mas no processo que leva até lá – destaca Tiago.

Palestra e show

O evento de lançamento prevê, além da venda e sessão de autógrafos, uma palestra sobre a viagem e o lançamento da banda caxiense Araucana (uma das atrações do Festival Brasileiro de Música de Rua, em março). Os autores pedem que as inscrições para o lançamento sejam feitas previamente pelo link http://goo.gl/QpRkB7.

Serviço

O quê: evento de lançamento do livro Viver e Sonhar, com palestra, venda e show da banda Araucana.
Quando: quarta (21), às 19h.
Onde: FSG - Auditório do Bloco F (Rua Marechal Floriano, 1.094, Caxias do Sul - RS).
Quanto: entrada gratuita (o livro estará à venda por R$ 137).

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros