Gramado in Concert oferece música para os pacientes do Hospital Arcanjo São Miguel - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música22/02/2018 | 15h25Atualizada em 22/02/2018 | 15h56

Gramado in Concert oferece música para os pacientes do Hospital Arcanjo São Miguel

Violinista João Borba, da Orquestra Sinfônica de Gramado, emocionou enfermos, familiares e funcionários na tarde de quarta-feira

Gramado in Concert oferece música para os pacientes do Hospital Arcanjo São Miguel Felipe Nyland/Agencia RBS
Evento que levou música orquestral a diversos pontos da cidade, Gramado in Concert também contemplou com quem não teve como ir até os concertos Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

 — Boa tarde. Posso entrar e tocar uma música pra vocês?

Com essa saudação, o violinista João Borba abriu o caminho para chegar aos ouvidos e corações de dezenas de pacientes internados no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, na tarde da última quinta-feira.  Levar uma hora de música àqueles que não tiveram a oportunidade de acompanhar as apresentações do Gramado in Concert foi uma forma de retribuir à comunidade a adesão ao evento, que conta com dezenas de concertos gratuitos e recitais em diversos pontos da cidade. 

Leia mais
Jovens talentos à prova no Gramado in Concert

Conforme as melodias do violino reverberavam e despertava a curiosidade de funcionários e familiares dos pacientes, a atmosfera normalmente melancólica dos corredores e salas de espera ganhava um ar alegre, traduzido em sorrisos e aplausos, ainda que tímidos e contidos. Enquanto aguardava para visitar a mãe, que passaria por uma microcirurgia no útero, Daniele de Moura, 29, não escondeu a surpresa e logo sacou o celular da bolsa para registrar o momento.

— Quando a gente está nesta situação de ansiedade, as horas demoram a passar. De repente surge uma pessoa tocando uma música linda e o ambiente se torna mais positivo — diz.   

 GRAMADO, RS, BRASIL 21/02/2018O músico João Antonio Borba toca violino para pacientes no Hospital Arcanjo São Miguel, como parte da programação do Gramado In Concert. (Felipe Nyland/Agência RBS)
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

A aposentada Marli Rosa, 70, que completava o quinto dia internada para curar uma infecção, havia recebido alta naquela tarde. Recebeu a música no quarto como um presente:

— Quer despedida melhor que essa? Impossível. Vou voltar para casa mais feliz. 

Primeiro-violino (spalla) da Orquestra Sinfônica de Gramado, foi Borba, 30, quem sugeriu entrar nos quartos e conversar com os pacientes ao invés de se limitar a tocar pelos corredores. Queria uma experiência mais próxima e que também fosse uma troca mais afetiva. 

—  O hospital é um lugar em que a vida e a morte andam muito próximas. Aqui nasce uma criança, ao mesmo tempo que alguém passa aqui seus últimos dias. É um ambiente de muita sensibilidade e a música é sensível ao ser humano. Aflora sentimentos, faz as pessoas terem reflexões, lembranças. E tu ir até onde a pessoa está para oferecer uma música faz com que ela se sinta acolhida. É um momento de emoção — define o músico.

 GRAMADO, RS, BRASIL 21/02/2018O músico João Antonio Borba toca violino para pacientes no Hospital Arcanjo São Miguel, como parte da programação do Gramado In Concert. (Felipe Nyland/Agência RBS)
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Também violinista, o secretário de Cultura de Gramado, Allan Lino, considera que o braço social do festival — que também inclui recitais no Lar de Idosos Maria de Nazaré e no Instituto Santíssima Trindade, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade —  materializa os discursos sobre o poder transformador da música:

— A gente vive num mundo muito demagógico, de discursos pelo bem do próximo que não se realizam na prática. O Gramado in Concert se propõe a ser essa prática.

A quarta edição do Gramado in Concert, evento que integra práticas de música orquestral para estudantes e concertos gratuitos para a comunidade, segue até este sábado. Confira abaixo a programação dos últimos dias:

Sexta-feira

:: 11h, na Rua Coberta - Trio Soneta
:: 18h, na Câmara Municipal - Recital da classe de Canto
:: 20h, na Expo Gramado - Banda Sinfônica do Festival

Sábado

:: 9h, na Rua Coberta - Recital das classes de Sopro e Percussão
:: 11h, na Igreja São Pedro - Orquestra de Cordas do Festival
:: 15h, na Rua Coberta - Camerata de Cordas do Festival
:: 19h, na ExpoGramado - Concerto com a Orquestra Sinfônica A do Festival
:: 23h, na Rua Coberta - Festa de encerramento com a Big Band do Festival

 * A hospedagem dos jornalistas foi um convite do hotel Master Premium Gramado.  

Leia mais
3por4: Otto é atração confirmada no Festival Brasileiro de Música de Rua, em Caxias  
Tem Gente Teatrando estreia o espetáculo "Lendas de Enganar a Morte", em Caxias
Agenda: Ultrasonic faz show acústico nesta quinta, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros