Frei Jaime: os valores humanos andam escassos - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Opinião12/02/2018 | 07h00Atualizada em 12/02/2018 | 07h00

Frei Jaime: os valores humanos andam escassos

Que o coração possa estar em paz, independente do lugar e da situação 

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Uma nova semana se apresenta... é segunda-feira de carnaval... Alguns estão de folga, mas a grande maioria está em pleno ritmo de trabalho e dando conta dos compromissos! Que o coração possa estar em paz, independente do lugar e da situação. Se for para exagerar, que seja na paciência, no amor ao próximo, no uso adequado das palavras... Vamos lá! 

"A cor mais bonita que uma pessoa pode ter é a transparência." 

A estética é capaz de reunir a harmonia das cores e provocar a elevação da alma. O que é belo deveria perpassar o cotidiano e provocar leveza e admiração. Algumas pessoas são exímias no uso e na combinação das cores. O ideal seria que todos estudassem adequadamente as cores e o respectivo significado. As surpresas seriam muitas, pois as cores impactam no todo da vida. Porém, a cor mais leve e saudável é a transparência. Uma pessoa transparente esbanja confiança, transborda alegria, comunica retidão. Em tempos de excesso de "nebulosidade", que a transparência consiga se impor e, ao mesmo tempo, seja capaz de repor o brilho que se perdeu, pela ausência da ética.

Leia mais
Frei Jaime: os humildes são portadores de algo a mais, eles inspiram
Frei Jaime: do melhor, o pior 

É urgente um pacto com a verdade e um laço, bem atado, com a justiça. Os valores humanos andam escassos, as assinaturas já não possuem a credibilidade do passado, os documentos recebem interpretações diversas. A transparência não pode ser apenas um portal, necessita ser uma atitude sustentada pela convicção. A sinceridade, para consigo mesmo e com os outros, pode abrir muitas portas e indicar infinitos caminhos. Tudo seria diferente se a tonalidade da transparência substituísse as cores da indiferença e da falta de respeito. 

Há coloridos que não combinam com o sonho de uma sociedade mais justa e fraterna. Que a transparência esteja presente nas relações familiares, no contato com os vizinhos, no exercício profissional e nas rodas sociais. Uma das mais doloridas decepções é quando a pessoa não é tudo aquilo que parecia ser. A fragilidade pode ser superada por posturas mais afáveis e sinceras. Ser transparente não deveria ser a opção apenas de uma minoria. Como é bonita e exitosa a vida de quem é verdadeiro, honesto e portador da tonalidade da transparência. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros