Frei Jaime: do melhor, o pior - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Opinião05/02/2018 | 07h00Atualizada em 05/02/2018 | 07h00

Frei Jaime: do melhor, o pior

¿Às vezes dar errado foi a coisa mais certa que poderia ter acontecido.¿

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

 Bom Dia! Uma nova semana se apresenta... Seja bem-vinda, segunda-feira! É tão bom recomeçar, acreditar que tudo dará certo, que as surpresas poderão se apresentar, que a tristeza dará uma trégua, que o amor inspirará.... Vamos lá, com paz e poesia no coração! 

Às vezes dar errado foi a coisa mais certa que poderia ter acontecido.” 

Leia mais:
Frei Jaime: acumule o que clareia a alma, ilumina o sorriso e perfuma a vida
Frei Jaime: pequenas permissões abrem espaços para grandes invasões

Querer que tudo dê certo é um sentimento adequado e necessário para multiplicar esperança, ao longo dos dias. Porém, é importante estar aberto para qualquer resultado. Em alguns dias, nada dá certo. Já em outros, as coisas se encaixam de tal maneira, que restam tão somente admiração e gratidão. O segredo é não abrir espaço para o desespero e nem para uma excessiva empolgação. Viver equilibradamente é estar preparado para tudo. É evidente que o investimento é direcionado para que os resultados sejam excelentes. Muitos já fizeram essa experiência: o que não deu certo, rendeu um ganho maior. Desenhar resultados, otimizar retornos: é muito importante. Mas permanecer aberto para reinventar alternativas e tomar outras direções é estratégico e fundamental. 

O tempo é simplesmente incrível: ele se encarrega de mostrar onde estão os ganhos, mesmo que tudo aparentemente seja perdas. Ganhar e perder não é um jogo de braço, mas uma constância vivencial. Algumas pessoas não aceitam perder, de jeito nenhum. É da natureza humana focar-se nos ganhos. Porém, a humildade é um traço divino, necessário para garantir a humanização. Quem é humilde aceita algumas derrotas e tira o melhor do pior. O grande desafio é como lidar com situações adversas e desencontradas do planejamento implementado. Para aceitar determinadas situações mal sucedidas é imprescindível ter, na bagagem, uma boa quantidade de maturidade e uma sutil habilidade para vascular as dores existenciais e encontrar filetes de alegria, capazes de impulsionar outros recomeços. 

Um dia, lá adiante, será possível olhar para trás e perceber vitórias em algumas aparentes derrotas. A vida é, de fato, um mistério maravilhoso. Bênçãos! Paz e Bem! Santa Alegria! Abraços!     

Leia também:
Polícia Civil prende empresário suspeito de matar usuários de drogas em Caxias do Sul
Vítima carbonizada poderá ser identificada por meio de material genético

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros