Frei Jaime: a sabedoria do escutar - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião22/02/2018 | 07h10Atualizada em 22/02/2018 | 07h10

Frei Jaime: a sabedoria do escutar

Num tempo de multiplicação de meios, a palavra se evidencia

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A quinta-feira vai despontando lentamente... a luz deste novo dia nos convoca ao encontro com tudo o que nos espera... que a paz seja abundante e que a paciência seja suficiente! Vamos que vamos! 

"Saber ouvir é quase responder." (Chamblain de Marivaux). 

Num tempo de multiplicação de meios, a palavra se evidencia. Todos estão abarrotados de palavras, mesmo que a conjugação dos verbos não seja a maior especialidade do cotidiano. Existem pessoas que falam pouco, em compensação há os que falam demasiadamente. Ouvidos e boca nem sempre estão sintonizados. 

Leia mais
Frei Jaime: é imprescindível saber optar entre rir ou chorar, ir ou ficar
Frei Jaime: a vida vai ensinando 
Frei Jaime: o excesso de adjetivos pode maquiar a realidade   

Quem multiplica muitas palavras acaba tendo dificuldade de exercitar a escuta. Em alguns momentos, o interlocutor não espera uma resposta, apenas quer ser escutado. A habilidade de ouvir já é, por si só, uma resposta. Uma das qualidades humanas, que distingue os sábios dos demais, é a capacidade de ouvir. É simplesmente alentador estar diante de uma pessoa que se transforma, por uns instantes, num 'grande ouvido', permitindo que o coração transborde alegrias e dores, sorrisos e lágrimas, decepções e esperanças. 

O mundo carece de 'escutadores' despidos de julgamento e de discriminação. Se houvesse mais gente com a habilidade da escuta, certamente os problemas de convivência seriam em menor quantidade. As pessoas que disponibilizam o ouvido fazem um enorme bem à humanidade. A elaboração de requintadas respostas continua tendo um significativo grau de importância. Mas a carência está localizada acentuadamente no despreparo para acolher silenciosamente o que o outro tem para dizer. 

Que o aprendizado da escuta seja incrementado urgentemente. As melhores respostas podem ser resumidas no disponibilidade em ouvir. Por um tempo de menos palavras e mais escuta. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros