Confira dicas de especialista para organizar a mala para estas férias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

De malas prontas09/02/2018 | 14h00Atualizada em 09/02/2018 | 14h16

Confira dicas de especialista para organizar a mala para estas férias

Daniela Simas responde algumas perguntas para que você arrase na organização da sua mala e da sua família

Confira dicas de especialista para organizar a mala para estas férias Andrei Cardoso/Divulgação
Foto: Andrei Cardoso / Divulgação

Vai viajar? Qual o primeiro passo na organização de uma mala? Quais peças vão primeiro, em segundo, e assim por diante? Daniela Simas, personal organizer desde 2015, responde estas e outras perguntas para que você arrase na organização da sua mala e da sua família.

Qual o primeiro passo na organização de uma mala?
Daniela Simas:
Escolher a mala ideal, que seja durável, funcional e, além de tudo, bonita. Dê preferência para as malas que possuem quatro rodinhas e, é melhor ainda, se elas girarem em 360 graus, assim, facilita muito na hora de carregar. As chamadas malas rígidas têm maior durabilidade e são mais resistentes ao impacto e não molham. Invista no kit de malas: pequena, média e grande. Assim, pode-se dividir o peso entre elas. Importante também, pensar na segurança da sua mala. Existem cadeados à prova de violação.

 O que procurar de diferenciais nas malas para ajudar na organização dos pertences?
Considero que o espaço interno é mais importante que o externo. Algumas malas possuem um zíper extensor que aumenta o seu tamanho. O diferencial, para uma organização ideal, é que a mala tenha compartimentos internos, o que facilita na divisão e na organização de roupas, sapatos e objetos que fores levar. Da mesma forma, as malas que abrem no meio e dividem o volume em duas partes são ideais para quem quer levar somente uma mala grande e esta pode servir para duas pessoas, porque cada uma tem o seu lado ou até mesmo no caso de quem tem crianças.

Por onde começar, quais peças vão primeiro, segundo, e assim por diante?
Antes de tudo, deve-se haver planejamento. Pensar em quantos dias será a viagem, como estará a previsão do tempo para aquele período e fazer uma lista do que vai levar. Levar muita roupa descoordenada é um dos erros mais comuns. Prefira roupas versáteis, que combinem o máximo entre si. Outra dica é levar mais parte de cima do que de baixo, ou seja, calcule uma parte de baixo para cada duas partes de cima, assim, você consegue ter mais versatilidade. Depois de pensar no que vai levar, é hora de organizar a mala. Coloque as roupas pesadas embaixo e o que for leve e que amassa, na parte de cima. Abra as calças e coloque-as esticadas embaixo, após a mala pronta, as partes das calças que ficaram para fora cobrem todas as roupas. Os calçados, o ideal é levá-los limpos e em saquinhos. Tanto pode ser aqueles de tecido, quanto uma touca de banho. Você pode embalar um a um. Eles podem ir preenchendo os espaços entre as roupas.

Tens algum truque para aproveitar espaços?
Para aproveitar melhor o espaço, além de ir formando sempre uma base reta ao ir colocando as roupas, é fazer rolinho de todas aquelas roupas que não amassam. Feito o rolinho das camisetas, pijamas, leggings, estes podem ser colocados dentro da mala, preenchendo os espaços que porventura vão surgindo. Para aqueles que adoram bonés e para evitar que amassem, é legal preencher o espaço interno do boné com meias ou cuecas. Além disso, os packs de diferentes tamanhos podem ser usados para setorizar as roupas.

E os documentos?
Os documentos devem ser levados sempre na mala de mão. O ideal é usar pastinhas que já vêm com divisórias para mais de um documento, passaporte, etc.

E os produtos de beleza?
Os produtos de beleza podem ser acomodados em nécessaires rígidas e com bastante divisórias. Assim, pode-se dividir os produtos por categoria: produtos para banho, rosto, protetor solar e cuidados em geral. Existem recipientes menores para vender, que são específicos para colocar o xampu e/ou condicionador preferido, evitando levar os tubos grandes.

Se for viagem em família, alguma dica especial na hora de arrumar a mala para as crianças?
Como mãe, a dica é levar sempre peças a mais para as crianças, pois, normalmente, elas se sujam e acabam trocando de roupa com mais frequência. Todas as peças devem combinar entre si. Outra dica é levar na bagagem de mão uma troca extra de roupa para os pequenos, afinal, nunca se sabe o que pode acontecer. Já a nécessaire deve conter todos os remédios de uso diário e também kit primeiros socorros e remédios em caso de febre, alergia, enjoo. Deixe em casa o sapato que for novo e pode não ser confortável. Evite roupas que amassem demais e roupas brancas. No caso das crianças, o uso de packs é ideal, podendo já levar os kits de roupas prontos.

Mais

Linha de viagem outono-inverno 2018 da Tonin (foto) conta, além dos lançamentos em tecidos estampados, com malas em tons vibrantes, como púrpura, para dar cor aos dias cinzentos do inverno.

Agradecimentos: Tonin/ Chaiene Deiro/ Conteúdo de Marca

Leia também
Nivaldo Pereira: Tom do mundo
Confira dicas e veja o passo a passo para criar um look divertido e fashion neste Carnaval
Tríssia Ordovás Sartori: o aqui e o agora
3por4: marcas caxienses Fran Hermoza e T.e.g lançam looks carnavalescos

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros