Atelier Livre ocorre neste sábado, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Arte22/02/2018 | 08h46Atualizada em 22/02/2018 | 08h46

Atelier Livre ocorre neste sábado, em Caxias

A ideia chega a 20ª edição e, neste ano, busca homenagear artistas que passaram por censura no Brasil em 2017

Atelier Livre ocorre neste sábado, em Caxias Mona Carvalho/Divulgação
Foto: Mona Carvalho / Divulgação

Promover um encontro que reúna artistas, amantes e curiosos da arte ao ar livre. Esse é o objetivo do projeto Atelier Livre, que tem encontro marcado neste sábado, a partir das 15h30min, na Praça Monteiro Lobato (ao lado da Escola Henrique Emílio Meyer), em Caxias. A ideia, que surgiu em 2012, chega a 20ª edição e, neste ano, busca homenagear artistas, curadores e produtores que passaram por censura no Brasil em 2017.

— Será tipo um manifesto, onde vamos produzir arte e fazer com que as pessoas compreendam o porquê da censura, dando a oportunidade para que elas conversem com os artistas e tenham diversas opiniões e, de certa forma, o encontro também vai dar um apoio a quem sofre essa censura — destaca a curadora cultural Mona Carvalho.

O projeto, que ocorre de forma voluntária, propõe uma ação cultural a fim de aproximar a arte com a comunidade, ocupando espaços públicos da cidade e procurando incentivar a arte, promovendo uma troca de experiência e a união entre profissionais, estudantes e interessados na área. Idealizado por Mona, iniciou a partir de um sonho dela, que sempre teve vontade de ver praças e espaços públicos de Caxias do Sul cheio de pessoas criando.

Leia Mais:
3por4: Atelier Livre será realizado neste sábado, em Caxias

— Eu decidi convidar os artistas a fazer essa encontro tipo um piquenique com o intuito de reunir as pessoas, conversar e produzir arte. O evento acabou tomando uma proporção tão grande que a gente está fazendo cada vez com mais frequência.

O Atelier também pretende formar público para apreciar as artes plásticas.

— Eu ainda gostaria de ver acontecer outros projetos assim, espero que o Atelier Livre seja um estímulo para que as pessoas ocupem a cidade, afinal, a cidade é nossa, temos que ocupar ela. Isso também reflete na segurança porque espaços ocupados por pessoas fazem com que a cidade seja mais segura — ressalta Mona.

Qualquer pessoa que tenha interesse pode participar do encontro, basta levar seu material do que desejar produzir, como tintas, tela, pincéis ou lápis, e alguma material de apoio, como banquinho ou cadeira. Em caso de chuva, o evento será adiado para uma nova data a ser divulgada.

PROGRAME-SE

O quê: 20ª edição do Atelier Livre.
Quando: sábado, às 15h30min.
Onde: na Praça Monteiro Lobato (Rua Plácido de Castro).
Quanto: entrada franca.

Leia Também:
3por4: Encontro de carros antigos será realizado em Galópolis neste sábado
Sobrou feijão? Faça tutu cremoso com couve crocante
Frei Jaime: a sabedoria do escutar
Jovens talentos à prova no Gramado in Concert
Agenda: Leandro Karnal ministra palestra no dia 15 de março, em Garibaldi

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros