3por4: cinemas recebem "A Forma da Água" a partir desta quinta, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Estreia aguardada08/02/2018 | 10h07Atualizada em 08/02/2018 | 10h43

3por4: cinemas recebem "A Forma da Água" a partir desta quinta, em Caxias

O longa recebeu 13 indicações ao Oscar 2018

3por4: cinemas recebem "A Forma da Água" a partir desta quinta, em Caxias Fox/Divulgação
Foto: Fox / Divulgação

Com uma semana de atraso com relação à estreia nacional, os cinemas de Caxias recebem nesta quinta A Forma da Água, longa campeão de indicações ao Oscar 2018 (são 13!). O cineasta mexicano Guillermo Del Toro volta a evocar o estilo fantástico de O Labirinto do Fauno, obra com a qual chamou atenção do mundo em 2006. Se lá o pano de fundo para a fantasia e para a fábula eram os horrores da guerra espanhola, agora é o amor que toma a frente. E encanta.

Apesar de ser um romance/drama, A Forma da Água possui doses muito mais obscuras do que solares em sua estética. Isso porque o ambiente onde o amor floresce é um laboratório secreto do governo, habitat de uma criatura mutante capturada nas tubulações de água. É ali que Elisa, uma funcionária da limpeza muda vivida por Sally Hawkins (em belíssima atuação), encanta-se por essa figura e passa a comunicar-se com ela.

Como em O Labirinto do Fauno, Del Toro celebra sua paixão por figuras irregulares ou disformes. Aos olhos de Elisa, o "monstro" se transforma em objeto de desejo e a beleza da criatura, bastante explorada em cena, envolve o espectador de forma gradativa. Também responsável pelo roteiro, Del Toro mergulha, literalmente, essa história de amor num contexto de cumplicidade e identificação. O olhar, o toque, a descoberta do corpo do outro, tudo ganha tons fantásticos aqui.

Outra mensagem muito forte no filme é a da diversidade das relações. Amar o diferente é bandeira de Del Toro desde quando ele era uma criança aficionada por histórias de horror. Amar o diferente é também o que ensina A Forma da Água.

Confira os horários desta quinta:

Cinépolis 3 (Dub - 13h15 e 16h)  
Cinépolis 3 (18h45 e 21h45)
GNC 2 (17h e 22h)
GNC 2 (Dub - 14h30 e 19h30)

Leia também
Sala Ulysses Geremia estreia nesta quinta o documentário "Divinas Divas"
3por4: Bento Gonçalves recebe o Festival Grito Rock no dia 10 de março
Caminhadas desvendam interior de Nova Petrópolis
3por4: banda paulista Bike lança clipe com assinatura de artista visual caxiense

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros