Iniciativas como o Cine Kids e o Cinema de Verão, em Caxias, são opções divertidas e educativas nas férias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Infantil30/01/2018 | 10h10

Iniciativas como o Cine Kids e o Cinema de Verão, em Caxias, são opções divertidas e educativas nas férias

Sessões são gratuitas 

Iniciativas como o Cine Kids e o Cinema de Verão, em Caxias, são opções divertidas e educativas nas férias Bavaria Studios/Divulgação
O dragão com cara de cachorro Falkor é o personagem mais querido de "A História Se Fim" Foto: Bavaria Studios / Divulgação

A volta às aulas está logo aí, mas enquanto a molecada ainda aproveita o restinho de férias, há iniciativas bacanas em Caxias que podem ajudar a começar o ano com a criatividade a mil. Não é novidade para ninguém que o contato com as artes ajuda a estimular o desenvolvimento infantil, mas que tal apresentar aos pequenos alguns dos clássicos juvenis que você curtiu na sua época de guri (a)? Isso é possível em projetos gratuitas como o Cinema de Verão, que está levando filmes dos anos 1970 a espaços públicos até este domingo; e o Cine Kids, proposta que recheia a Sala de Cinema Ulysses Geremia com obras memoráveis dos anos 1980 até o dia 9 de fevereiro.

Leia mais:
Mostra de clássicos do cinema dos anos 1970 terá exibições até 4 de fevereiro, em Caxias

Pais e mães na faixa dos 30 anos certamente lembrarão de belezuras como Os Goonies ou A História Sem Fim, que o projeto Cine Kids (promovido pela prefeitura de Caxias) exibe amanhã e na próxima segunda-feira, respectivamente. Ambas as histórias de aventura trazem valores sobre amizade e companheirismo, além de uma reflexão ainda atual sobre o bem e o mal. Produzido por Steven Spielberg – atualmente numa fase muito mais política, como sugere seu último longa, The Post – A Guerra Secreta, em cartaz no GNC e Cinépolis –, Os Goonies coloca o adorável personagem Sloth como o centro de uma importante quebra de paradigma. Trata-se do feioso primeiramente fantasiado de vilão que, na verdade, acaba se mostrando o verdadeiro mocinho da história (Shrek repetiu a fórmula anos depois, afinal, o que beleza tem a ver com bondade?). O longa de 1985 é ainda uma ótima oportunidade para curtir o início da carreira de atores como Sean Astin (o Sam, da saga O Senhor dos Anéis) e sair do cinema cantarolando o sucesso The Goonies “R” Good Enough, trilha do filme cantada pela musa oitentista Cyndi Lauper (veja clipe abaixo).

A História Sem Fim (1984) incentiva o flerte dos pequenos com a literatura, já que a aventura só acontece enquanto o personagem está lendo. O roteiro toca em assuntos tão profundos como a morte e o conformismo. O vilão do filme não existe, ele é o “nada” – quer algo mais metafórico e genial do que isso? O nada ainda ameaça gerações e é sempre bom ver ele ser desafiado por um menino com um livro nas mãos e com o pensamento livre como o adorável dragão com cara de cachorro, Falkor. 

Além desses dois clássicos absolutos, o Cine Kids exibe ainda cinco animações fofíssimas da década de 1980 (veja lista abaixo). Já o Cinema de Verão, projeto capitaneado por Robinson Cabral, relembra o humor icônico e brasileiríssimo de Didi Mocó e trupe em sucessos como O Cinderelo Trapalhão e Os Trapalhões nas Minas do Rei Salomão. As sessões são ao ar livre, ainda mais adequadas para levar a molecada. O projeto encerra com o outro filme capaz de prender pais e filhos na frente da telona: Star Wars Episódio IV - Uma Nova Esperança, o primeiro saga criada por George Lucas. 

Cine Kids*
:: Nesta terça: A Pequena Sereia
:: Quarta: Os Goonies
:: Sexta: Em Busca do Vale Encantado
:: 05/02: A História Sem Fim
:: 06/02: As Peripécias do Ratinho Detetive
:: 07/02: Todos os Cães Merecem o Céu
:: 09/02: O Cão e a Raposa
*Sessões na Sala Ulysses Geremia (Centro de Cultura Ordovás), sempre às 14h

Cinema de Verão*
:: O Cinderelo Trapalhão (1979): amanhã, às 15h, no Centro Cultural Beltrão de Queiroz; e sexta, às 20h30min, no Ponto de Cultura Costurando Sonhos, e Firqueta.
:: Os Trapalhões nas Minas do Rei Salomão (1977): quinta, às 20h30min, na Praça de Galópolis
:: Star Wars Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977): domingo, às 20h30min, no Largo da Estação Férrea.
* A programação do festival inclui vários outros filmes mais dedicados aos adultos, veja aqui

Leia também:
Sociedade por João Pulita
3por4: maiô é novidade entre os abadás do Bloco da Ovelha, em Caxias do Sul

Veja o clipe da trilha de Os Goonies, cantada por Cyndi Lauper:

Veja o trailer de A História Sem Fim:

Veja o trecho de O Cinderelo Trapalhão:


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros