3por4: quarta edição do Gramado In Concert ocorre entre 16 e 24 de fevereiro - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Turismo, educação e arte29/01/2018 | 09h14Atualizada em 29/01/2018 | 09h14

3por4: quarta edição do Gramado In Concert ocorre entre 16 e 24 de fevereiro

 A iniciativa perpetua a preocupação da Secretaria de Turismo com a formação de jovens músicos

3por4: quarta edição do Gramado In Concert ocorre entre 16 e 24 de fevereiro Rafael Cavalli/Divulgação
Foto: Rafael Cavalli / Divulgação

Cidade que respira turismo com programações tradicionais como o Festival de Cinema e o Natal Luz, Gramado também investe no flerte do setor com a educação e a arte. Essa é a tríade que conduz, por exemplo, o Gramado In Concert, que chega à quarta edição neste ano. Em coletiva de imprensa promovida na última sexta-feira, a prefeitura detalhou a programação que movimentará a cidade entre 16 e 24 de fevereiro. A iniciativa – criada na última gestão municipal e mantida pela atual – perpetua a preocupação da Secretaria de Turismo com a formação de jovens músicos, envolvendo a comunidade em apresentações e workshops de artistas eruditos.     

– Tem relevância cultural, artística e social. A gente sabe que é um projeto com vida longa – justificou Rubia Frizzo, secretária de Turismo de Gramado. 

Durante o Gramado In Concert, cerca de 300 estudantes vindos de vários estados brasileiros e do exterior têm a oportunidade de acesso a uma formação musical. Além disso, uma das novidades da edição 2018 será a realização do I Concurso Jovens Solistas, com premiações em dinheiro para os três primeiros colocados. 

– O Gramado In Concert é um processo cultural, muito mais do que um evento cultural. Fico muito feliz com a conjugação entre cultura e turismo – disse Victor Hugo Alves da Silva, secretário estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Gramado In Concert 2017
Foto: Rafael Cavalli / Divulgação

Cerca de 50 atividades estão previstas durante o Gramado In Concert. Muito mais do que “feita para turista ver”, a iniciativa leva arte para espaços públicos com a ideia de envolver também quem vive na cidade. Haverá apresentações gratuitas na Rua Coberta, Lago Negro, Expogramado, Teatro Elisabeth Rosenfeld, Igreja Matriz São Pedro, Igreja Relógio e Hotel Master Premium. A democratização do acesso à música erudita é característica levada a sério, com shows previstos para ocupar ainda o Hospital Arcanjo São Miguel, o Instituto Santíssima Trindade e o Lar de Idosos Maria de Nazaré.  

O grupo de atrações já está fechado, com a presença de nomes internacionais como do violinista Edwin E. S. Kim (Coreia do Sul), da violeira Hong Mei Xiao (China/EUA), do oboísta Peter Hemsley Apps (Inglaterra/Brasil), do clarinetista Luis Rossi (Chile), da pianista Melanie Chae (Coreia do Sul) e da cantora Carla Maffioletti (Holanda/Brasil). A abertura oficial do Gramado In Concert será no dia 16 de fevereiro, às 20h, na Rua Coberta. A iniciativa tem financiamento da LIC estadual e Lei Rouanet e, neste ano, os agentes culturais responsáveis pela captação são os caxienses Luciano Balen e Daiane Luza. 

Leia Também:
Livro de professor que já morou em Caxias traz textos em dialeto "talian"
3por4: ilustrador caxiense lança projeto de HQ para financiamento coletivo


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros