3por4: Festival voltado à cultura das crianças será realizado em abril, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Téti22/01/2018 | 11h52Atualizada em 22/01/2018 | 11h52

3por4: Festival voltado à cultura das crianças será realizado em abril, em Caxias

A idealizadora do projeto é a produtora cultural Caliandra Troian

3por4: Festival voltado à cultura das crianças será realizado em abril, em Caxias Box90 Design/Reprodução
Foto: Box90 Design / Reprodução

Sabe aquela deliciosa farra infantil do "Cuco/Téti"? Pois bem, a brincadeira que resiste ao passar dos anos e ao avançar das tecnologias foi a inspiração inicial para o Téti – Festival de Arte e Cultura para a Infância, novidade que será realizada em Caxias do Sul em abril. A idealizadora do projeto é a produtora cultural Caliandra Troian, que injetou na ideia  sua própria experiência como mãe. 

– O universo da criança sempre me fascinou muito e trabalhar a arte e a cultura para as crianças era um objetivo meu de longa data. Com a maternidade, isso aflorou. Desde quando a Maya nasceu, a gente sempre participa de atividades culturais. Eu percebia que essa necessidade era nossa e de outras famílias também. Temos poucos projetos voltados para o público infantil, então, minha família e a análise de mercado foram alavancas para o Téti – conta Caliandra.

O brincar transformado em descoberta, linguagem, surpresa e gargalhada é a grande estrela do festival. A programação contará com 12 dias de atividades, de 4 a 15 de abril, e deve ocupar espaços culturais públicos como o Centro de Cultura Ordovás, o Sesc, o Parque dos Macaquinhos, a Rua do Lazer (Plácido de Castro) e bairros. O Téti promete reunir diferentes linguagens artísticas (cinema, teatro, dança, etc) por meio de várias apresentações culturais. Estão previstas participações de grupos e artistas como Samuel Sodré, Giovana Mazzochi, Douglas Trancoso, Ueba Produtos Notáveis, Cia Tem Gente Teatrando, Trompim Teatro, Cia Caixa de Elefante e Grupo Zingado, entre outros. 

– Momentos de acesso à cultura também significam estreitamento de laços – justifica a idealizadora.

Além de envolver os pequenos, é também objetivo do festival trabalhar a formação e capacitação de quem cuida de uma criança, refletindo sobre a importância da arte e da cultura no desenvolvimento. Para isso, foi organizado um painel com especialistas que conversarão sobre “A criança, o brincar e a cultura infantil”. O Téti contará com a participação da especialista em brincadeira e cultura infantil Lucilene Silva e da especialista em musicalização infantil Cristiane Ferronato. 

O festival tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias e apoio cultural da Metadados e Fotoitália. A programação oficial será lançada no fim de fevereiro. Acompanhe todas as novidades sobre o Téti na página facebook.com/festivalteti.

Leia também
Mostra de clássicos do cinema dos anos 1970 terá exibições até 4 de fevereiro, em Caxias
2018 promete ser ainda melhor para o grupo Yangos
Luciano Balen será um dos jurados do Festival de Música da Paraíba
Projeto incentiva a leitura entre adolescentes, em Flores da Cunha  


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros