Que tal visitar um típico mercado de Natal? - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Compras 20/12/2017 | 09h00Atualizada em 20/12/2017 | 09h00

Que tal visitar um típico mercado de Natal?

Nova Petrópolis promove o Weihnachtsmarkt; Bento Gonçalves, o Mercatino di Natale; e Farroupilha, o Das Coisas Bazar

Que tal visitar um típico mercado de Natal? Mauro Stoffel/divulgação
Decoração natalina é uma das opções de produtos à venda até sábado no Weihnachtsmarkt, no centro de Nova Petrópolis Foto: Mauro Stoffel / divulgação
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Tradicionais em países europeus, como na Alemanha e na Itália, os mercados natalinos começam a chegar à região. Os nomes diferem, dependendo do "sotaque" da cidade: em Nova Petrópolis, é o Weihnachtsmarkt; em Bento Gonçalves, o Mercatino di Natale. Já Farroupilha ganhou o Das Coisas Bazar. Todos, porém, trazem uma proposta semelhante, em formato de feira, com opções de presentes, muito artesanato, atrações culturais e, principalmente, encantamento.

O Weihnachtsmarkt de Nova Petrópolis, em sua segunda edição, abriu ainda em fins de novembro e segue até sábado, na Rua Coberta, junto à Praça das Flores, no centro da cidade. Ali, moradores e visitantes encontram à venda artesanatos natalinos, guirlandas, lamparinas, enfeites de árvores, decoração em madeira, peças em tecido e os típicos biscoitos de mel, entre outros itens. Podem aproveitar, também, para conferir as outras atividades natalinas da cidade, como o Auto de Natal que ocorre ali no sábado, às 20h, e para apreciar a  belíssima pirâmide de Natal, que reproduz, em tamanho gigante (10m de altura), um enfeite natalino tradicional na Alemanha.

— Temos registrado um público muito bom, gente da cidade e também turistas que visitam a região — diz o secretário de Turismo do município, Paulo Staudt.

Leia também:
Confira dicas de etiqueta para fazer bonito nas festas de final de ano
Quatro Papais Noéis da Serra revelam quais são as encomendas mais frequentes
Conheça lugares de Bento Gonçalves que merecem estar nos roteiros de passeios

Em Bento Gonçalves, o Mercatino di Natale terá dois dias de programação, na sexta e no sábado, junto à Casa das Artes. Um dos organizadores, Sandro Giordani, conta que a ideia surgiu de uma viagem de integrantes do Circolo Trentino à Itália. Em sua primeira edição, o mercado bento-gonçalvense terá comercialização de produtos artesanais, comidas típicas, vinho e uvas, além de apresentações culturais, como corais e Reis Magos, visita ao museu e piquenique noturno.

— Haverá mesas para o público se acomodar para ver as apresentações, iluminação natalina e cerca de 15 expositores — acrescenta Giordani, também presidente da Associação Amigos do Museu do Imigrante.

O Das Coisas Bazar, em Farroupilha, ocorre nesta quinta, no Muinho Club. A ideia é oferecer produtos criativos e sustentáveis a um bom preço, num ambiente em que o público possa desfrutar também de música, arte e gastronomia. Os produtos à venda passam por vestuário, acessórios, artesanato, estética, artigos pet e infantil. Entidades da cidade também devem participar da proposta, que busca um consumo mais consciente e colaborativo.

Agende-se

:: O quê: Feira de Natal — Weihnachtsmarkt.

:: Quando: diariamente, até sábado (dia  23), das 9h às 21h.

:: Onde: na Rua Coberta, junto à Praça das Flores, em Nova Petrópolis.


:: O quê: Mercatino di Natale.

:: Quando: sexta e sábado (dias 22 e 23), das 16h às 23h.

:: Onde: na parte externa do Museu do Imigrante, no Complexo Cultural Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 — bairro Planalto), em Bento Gonçalves*.

*Em caso de tempo instável, será transferido para a Rua Coberta.


:: O quê: Das Coisas Bazar.

:: Quando: quinta, dia 21, das 17h às 22h.

:: Onde: no Muinho Club (Rua Marechal Floriano Peixoto 190), em Farroupilha.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros