Frei Jaime: Inclinar o coração - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Opinião05/12/2017 | 08h00Atualizada em 05/12/2017 | 08h00

Frei Jaime: Inclinar o coração

Em tempos de acentuado individualismo, faz sentido buscar a própria felicidade, construindo a felicidade dos outros

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Exercitar-se é a palavra do momento. O sedentarismo tem comprometido a qualidade de vida. Exercícios devidamente orientados alcançam jovialidade e saúde em abundância. Nem todos tomam consciência dessa verdade. Se uma alimentação adequada é muito importante, uma caminhada ou tempo específico para exercitar o corpo não deveriam ser opcional. Não se trata de uma questão de estética, mas de amor à vida e de prevenção de doenças.

"Um bom exercício para o coração é inclinar-se para ajudar os outros a se levantarem." 

Há uma diversidade de movimentos que pode devolver às pessoas mais vitalidade, maior flexibilidade e intensa alegria. Uma atividade que gera ganhos, em todos os sentidos, é a caridade: inclinar-se para erguer os que estão caídos. Alegra-se profundamente quem foi ajudado e muito mais quem ajudou.

Em tempos de acentuado individualismo, faz sentido buscar a própria felicidade, construindo a felicidade dos outros. Mesmo que muitos permaneçam céticos diante de tal possibilidade, estudos e testemunhos comprovam o quanto o amor ao próximo é transformador.

O movimento de sair de si e ir ao encontro de quem necessita de uma palavra, um olhar acolhedor, um abraço, uma orientação, uma ajuda material é simplesmente benéfico para ambas as partes. Quem já foi erguido por alguém, sabe o valor de pequenos gestos que alcançam proporções incalculáveis. Não se trata de quantidade, mas do toque de amor que acompanha as atitudes humanitárias. 

O mundo evoluiu muito e continuará evoluindo. Porém, algumas lacunas só serão preenchidas pela sensibilidade, acompanhada de ações que dignificam e devolvem a alegria de viver. Inclinar-se para erguer quem está caído jamais será uma obrigação, mas uma oportunidade de assimilar e garantir paz interior.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros