Exposição "Humanus" abre nesta quarta, no Sesc de Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Artes plásticas06/12/2017 | 13h55Atualizada em 06/12/2017 | 13h55

Exposição "Humanus" abre nesta quarta, no Sesc de Caxias do Sul

Mostra coletiva traz pinturas que retratam  a figura humana e os sentimentos

Exposição "Humanus" abre nesta quarta, no Sesc de Caxias do Sul Roni Rigon/Agencia RBS
Obras são de autoria de 20 integrantes do Grupo de Arte Bassa, entre eles, Ivanice Schneider Brandalise (na foto) Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

A figura humana, em várias situações do cotidiano — principalmente quando expressa seus sentimentos, valores e princípios —, é o conceito que une os 20 trabalhos da mostra coletiva Humanus, que abre nesta quarta-feira no Sesc de Caxias do Sul. Os óleos sobre tela, todos de 60cm x 70cm, foram produzidos pelo Grupo de Arte Bassa, sob a orientação do artista plástico Selestino de Oliveira.

— Os trabalhos buscam expressar aquilo que é realmente importante — resume Helena Regina Susin, uma das participantes da mostra.

Leia também:
"Ninguém Precisa de uma Comédia no Sofá" ocorre sábado e domingo, em Flores da Cunha
3por4: Em Caxias, artista cria bonecos para simbolizar a luta contra o câncer infantil
Mostra "Retratos do Invisível Visível" pode ser conferida no Sesc de Bento Gonçalves até o dia 30 de dezembro

Ela prefere não utilizar a palavra "artista" para designar a si mesma e às duas dezenas de colegas do grupo: prefere dizer que são pessoas que gostam de se expressar pela pintura. Mesmo deixando de lado os rótulos, o Arte Bassa já acumula várias outras exposições no currículo, incluindo uma seleção de quadros sobre memória e cultura italiana que circulou pelo Sesc Caxias e pela Casa das Artes, em Bento Gonçalves.

O objetivo dos pintores, acrescenta Helena, é encantar quem prestigiar a exposição. Esse encantamento passa pelas cores, que expressam a alegria de viver, e pelos detalhes dos gestos e olhares retratados. 

Com Humanus, que segue em cartaz até o dia 21 de janeiro, o Sesc Caxias encerra a temporada de exposições deste ano, e já está com a agenda aberta para 2018. Os interessados em expor no espaço devem entrar em contato com o Setor de Cultura do Sesc, pelo telefone (54) 3221-5233 ou pelo e-mail blima@sesc-rs.com.br.

Arte Bassa

O nome do grupo de pintores caxienses é uma homenagem a Hermínio Bassanesi, o Bassa, antigo proprietário da Molduraria Caxiense, que foi um incentivador das artes e cedeu um espaço para o grupo se reunir e pintar.

Agende-se

O quê: exposição Humanus, do Grupo de Arte Bassa.

Quando: abertura nesta quarta-feira, às 18h; visitação até 21 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 14h.

Onde: no Sesc Caxias (Rua Moreira César, 2.462).

Quanto: entrada franca.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros