3por4: Renan Isoton é escolhido vencedor do 36° Prêmio UCS Sultextil - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Vencedor07/12/2017 | 10h28Atualizada em 07/12/2017 | 10h47

3por4: Renan Isoton é escolhido vencedor do 36° Prêmio UCS Sultextil

A menção honrosa ficou com a aluna Mariá Lorenzi Ribeiro, pelo trabalho Boys

3por4: Renan Isoton é escolhido vencedor do 36° Prêmio UCS Sultextil Claudia Velho/Divulgação
Foto: Claudia Velho / Divulgação

O tempo, o gosto, a arte, o filtro. Tudo isso fez parte do conceito criado pelo caxiense Renan Isoton, 29 anos, escolhido vencedor do 36° Prêmio UCS Sultextil. O desfile foi realizado no Campus 8, na terça à noite, com participação de 17 formandos do curso de Design de Moda da universidade. Renan fez uma relação da passagem do tempo, que era o tema geral do concurso, com a formação e a mutação do gosto. A coleção foi batizada de Efeito Artifício.

— O gosto passa por mutações e o tempo é determinante disso. Uso como exemplo o modernismo na arte, inicialmente esses artistas eram considerados ruins, mas hoje têm grande importância para o mundo da arte. Também faço outro link... todo meu TCC foi feito com tecidos reutilizados do Banco de Vestuário, eles eram descarte e agora se tornam tecidos que imitam tecidos de luxo, com estudo prévio de caimento, de composição — conceitua Renan, que é coordenador do Banco de Vestuário e pretende engatar um mestrado na área da moda. 

Leia Mais:
Chileno Cristian Beltrán apresenta "O Ninguém", em Caxias
Exposição "Caracolada", de Antonio Maciel, abre neste sábado, em Caxias

O trabalho dele também buscou inspiração no uso de filtros de imagens, tão comuns em aplicativos de celular:

— Estamos num período onde a imagem digital tem muito espaço na vida das pessoas. Os filtros deixam o real melhor, porém, é um real artificial. As pessoas estão vendo que o belo são fotos que imitam uma grande arte, que é o que eu faço com minha coleção, usando tecidos que antes foram descartados.

A menção honrosa ficou com a aluna Mariá Lorenzi Ribeiro, pelo trabalho Boys. Na última quarta, rolou por lá o desfile da disciplina de Laboratório de Criatividade, coordenada por Sergio Lopes, e que desafia os alunos a trabalharem com materiais alternativos. 

Menção honrosa do 36º Prêmio UCS Sultextil, Mariá Lorenzi Ribeiro
Foto: Claudia Velho / Divulgação


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros