São Francisco de Paula tem programação dedicada aos Beatles até este domingo - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Liverpool é aqui18/11/2017 | 20h00Atualizada em 18/11/2017 | 21h12

São Francisco de Paula tem programação dedicada aos Beatles até este domingo

Primeira edição do São Chico Beatle Weekend conta com a presença de personalidades como Julia Baird, meia-irmã de John Lennon

São Francisco de Paula tem programação dedicada aos Beatles até este domingo Porthus Junior/Agencia RBS
Julia Baird e Bill Heckle falaram para público da São Chico Beatle Weekend neste sábado Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Um pedacinho bem expressivo de Liverpool e do Cavern Club desembarcou na Serra neste fim de semana. É que São Francisco de Paula está promovendo a São Chico Beatle Weekend, programação inédita na cidade que celebra a beatlemania nos moldes da tradicional Beatle Week, realizada anualmente na cidade natal do quarteto mais famoso da história da música. Não bastasse as mais de 20 apresentações — entre bandas autorais e tributos dos Beatles — que podem ser conferidas gratuitamente em estrutura montada às margens do Lago São Bernardo, quem for ao evento ainda tem a chance de cruzar com personalidades muito especiais na trajetória do fab four.

Leia mais
Beatle Weekend: Mais de 20 atrações prestam homenagem ao quarteto de Liverpool neste fim de semana, em São Francisco de Paula

Neste sábado, por exemplo, o público acompanhou um bate-papo com Bill Heckle, diretor do lendário Cavern Club, e com Julia Baird, meia-irmã de John Lennon (ambos são filhos de Julia Lennon) e autora do livro Imagine: Crescendo com o meu irmão John Lennon (Ed. Globo, 348 pgs., R$ 35). A dupla ocupou um sofá no palco do festival e respondeu a perguntas de dois entrevistadores/intérpretes para uma plateia atenta e interessada.

— Nós não crescemos com um músico gênio, crescemos com um irmão, chamado John. Então, nós só nos demos conta do talento supremo dele junto com o resto do mundo — contou ela, justamente sobre a trajetória ao lado do jovem que se tornaria um dos maiores astros do rock de todos os tempos.   

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 18/11/2017. São Chico Beatle Weekend, com a presença de vários músicos e também de Julia Baird, irmã de Jonh Lennon. Ela participou de um bate-papo na tarde deste sábado ao lado de Bill Heckle, um dos donos do lendário The Cavern Club. (Porthus Junior/Agência RBS)
Fãs cercaram a irmã de John Lennon em busca de fotosFoto: Porthus Junior / Agencia RBS

O clima chuvoso e fresquinho que fazia durante a tarde de sábado em São Chico foi comparado por um dos entrevistadores com o clima de Liverpool. Julia concordou:

— Eu já estive no Rio três vezes, aqui é completamente diferente. Pessoalmente, estou feliz de estar longe do forte calor do Rio, lá é muito quente. Aqui é perfeito, muito mais confortável para nós de Liverpool, lá chove sempre — brincou a escritora.

O simpático Bill Heckle também demonstrou alegria de estar em São Francisco de Paula celebrando a paixão universal pelos Beatles. 

— Eu pessoalmente estou começando a pensar em deixar de fazer a Beatle Week em Liverpool para fazer o ANO beatle aqui — brincou. 

Além dele e de Julia, o grupo de Liverpool que visita a Serra tem ainda o músico John Keats e a banda Coburn Brothers, que se apresentariam na cidade. Antes do fim do papo, que durou menos de uma hora, Julia Baird fez uma declaração um tanto polêmica. Perguntada sobre se haveria alguma outra banda em atividade hoje que ela compararia aos Beatles, sentenciou:

— Eu prefiro os Rolling Stones.  

— Eu não — interrompeu Bill Hackle.

— Tenho uma camiseta original de 1972 dos Rolling Stones aqui comigo que vou usar amanhã (domingo) — disse Julia.

Fãs reunidos para ver a irmã do John

O papo com Julia Baird e Bill Heckle foi a primeira atividade da programação da São Chico Beatle Weekend neste sábado. Portanto, o público foi aumentando conforme o tempo ia passando. Até o domingo, a expectativa era de receber pelo menos duas mil pessoas, conforme o idealizador do festival, o carioca Carlos Chaves. 

Alexandre Frediani, 48 anos, veio de Porto Alegre e estava encantado com a oportunidade de chegar tão perto da irmã do ídolo John Lennon:

— Ela tem o mesmo sangue, o mesmo DNA. 

A beatlemaníaca Fanny Diefenthaeler, 35 anos, é de Porto Alegre, mas mora em Florianópolis e veio à Serra junto dos pais e do noivo especialmente para participar do evento. 

— Já fui quatro vezes na Beatle Week de Liverpool, mas lá é mais difícil de chegar perto, não ia perder a oportunidade de ver a Julia aqui — disse Fanny.  

Em São Chico, ela combinou de encontrar a amiga Celeste Juchem, 38, que vive em São Sebastião do Caí e não perde nenhum programa que tenha a ver com a sua banda preferida. As duas estavam vestidas de forma igual em homenagem ao beatle John: com a clássica camiseta New York City e a jaqueta estilo militar. De figurino, aliás, elas entendem. Celeste foi uma das fãs que chamou atenção de Paul McCartney por causa de uma roupa em homenagem ao disco Sgt. Peppers no último show do astro em Porto Alegre. Subiu no palco, dançou junto com o ídolo e "zerou a vida", como ela mesmo diz. Na fila para tirar foto com a irmã de John Lennon, ela refletia sobre a importância gigantesca da banda preferida para a cultura pop.

— Vai além da música, eles foram precursores em muitas coisas, criaram o videoclipe, inventaram o hard rock com Helter Skelter, tem tanta coisa...  listou ela.   

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 18/11/2017. São Chico Beatle Weekend, com a presença de vários músicos e também de Julia Baird, irmã de Jonh Lennon. Ela participou de um bate-papo na tarde deste sábado ao lado de Bill Heckle, um dos donos do lendário The Cavern Club. (Porthus Junior/Agência RBS)
As amigas Fanny e Celeste tietaram Julia com figurino em homenagem ao beatle JohnFoto: Porthus Junior / Agencia RBS

Programação

Na noite deste sábado, a São Chico Beatle Weekend recebe ainda shows de BlueBeetles (Rio de Janeiro-RJ), às 20h e John Keats (Liverpool) e Gui Lopes & Banda (RJ), às 21h. Veja aabaixo a programação deste domingo:

Domingo, dia 19
:: 10h: Espetáculo Memórias Beatles, Grupo de Dança Andanças (Taquara-RS)
:: 11h: Gelson Oliveira (Porto Alegre)
:: 12h: Sogro Inglês (São Chico)
:: 13h: Liverpool (Lajeado)
:: 14h: Revolver (Porto Alegre)
:: 15h: Sonido Club (Florianópolis-SC)
:: 16h30min: Coburn Brothers (Liverpool/UK) e BlueBeetles
:: 18h: Nube 9 (Buenos Aires-ARG)

Agende-se
:: O quê: São Chico Beatle Weekend.
:: Onde: à beira do Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula.
:: Quanto: entrada gratuita.


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros