Música, natureza e economia criativa: Festival Enxame reúne centenas de pessoas em camping de Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Cultura04/11/2017 | 20h31Atualizada em 04/11/2017 | 20h41

Música, natureza e economia criativa: Festival Enxame reúne centenas de pessoas em camping de Caxias do Sul

Fruto da união de quatro coletivos culturais da cidade, evento ocorre neste sábado

Música, natureza e economia criativa: Festival Enxame reúne centenas de pessoas em camping de Caxias do Sul Felipe Nyland/Agencia RBS
Primeira edição do Festival Enxame reuniu centenas de pessoas em camping em meio à natureza Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

A possibilidade de assistir a mais de 20 shows, num belo cenário natural, além de encontrar e conhecer pessoas num ambiente divertido e longe do barulho da cidade, falou mais alto do que o dia nublado e chuvoso na Serra. Assim, a primeira edição do Festival Enxame —  fruto da união de quatro coletivos culturais caxienses — reuniu centenas de jovens ao longo deste sábado, em Caxias do Sul. A programação segue até a madrugada de domingo. 

Realizado no Cheiro de Mato Ecocamping, na divisa entre Caxias e São Marcos, o festival teve bandas anfitriãs como a Não Alimente os Animais, Catavento e Cuscobayo, convidadas de outras cidades, como Salve Jurema, de São Marcos, e Musa Híbrida, de Pelotas, e de outros estados, como a Supervibe, de Brasília. Além dos shows, o público conferiu palestras e debates e prestigiou uma feira criativa com trabalhos de artistas locais, como as jovens designers e artesãs Alexandra Boeira, 22, e Daiane Dornelles, 20, que tecem peças de roupas personalizadas.

_  A gente está começando e ainda não tem tanta visibilidade, mas sabe que a galera que está aqui curte e procura a mesma coisa que a gente, gosta do lance de economia criativa. Mas fora isso é muito legal a parte da música, de  conhecer um monte de banda diferente _ comenta Alexandra.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL 04/11/20171ª edição do festival Enxame, promovido por coletivos de cultura caxienses, levou centenar de jovens ao Cheiro de Mato Ecocamping, em Caxias do Sul, neste sábado. Na foto: as artesãs Alexandra Boeira (de jaqueta) e Diane Dornelles. (Felipe Nyland/Agência RBS)
As designers e artesãs Daiane Dornelles (E) e Alexandra Boeira (D). Oportunidade para a economia criativaFoto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Entre o pessoal que se deslocou até o camping, às margens da BR-116, houve quem embarcoue m alguma caravana de cidades vizinhas ou pegou carona com amigos para desopilar na Serra. Foi o caso da estudante de Biologia Claudia Merayo, 22, espanhola que há três meses faz intercâmbio na UFRGS, em Porto Alegre, e que atendeu o convite de amigas caxienses que moram na capital. 

_ Falei para as minhas amigas que estava cansada da cidade e com saudade da natureza, aí surgiu esse convite.  Amo este tipo de festival que não tem tanta gente, em que é possível se conectar de verdade. Não é apenas um mar de gente ouvindo música e ficando bêbada _ destaca Claudia.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL 04/11/20171ª edição do festival Enxame, promovido por coletivos de cultura caxienses, levou centenar de jovens ao Cheiro de Mato Ecocamping, em Caxias do Sul, neste sábado. Na foto: a estudante de biologia Claudia Merayo. (Felipe Nyland/Agência RBS)
A espanhola Claudia Merayo (D), gostou da sugestão das amigas e partiu de Porto Alegre para Caxias, onde ficará acampadaFoto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Responsável por uma das palestras mais legais da programação, a porto-alegrense Daniele Rodrigues, 26, co-fundadora da página We Are Not With The Band (ou Nós Não Estamos com a Banda), que entrevista e perfila mulheres que tocam em bandas, elogiou a abertura para falar da presença feminina na cena musical:

_ A gente olha para as bandas e vê poucas mulheres, e mesmo na organização do festival há poucas mulheres encabeçando o time, mas os homens mostraram essa preocupação e achei super importante. Quando a gente percebe que algo está errado, é muito melhor conversar com quem está próximo e conversar, no caso os nossos amigos, do que reclamar. Assim eles vão percebendo a importância. Seria ingênuo achar que o homem, por si só, perceberia que está faltando a participação da mulher.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL 04/11/20171ª edição do festival Enxame, promovido por coletivos de cultura caxienses, levou centenar de jovens ao Cheiro de Mato Ecocamping, em Caxias do Sul, neste sábado. na foto: a jornalista Daniele Rodrigues. (Felipe Nyland/Agência RBS)
A porto-alegrense Daniele Rodrigues, uma das fundadoras da página We Are Not With The Band, que palestrou no festivalFoto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Inspirado em festivais realizados em áreas verdes como o Morrostock (Santa Maria), e o Psicodália (Rio Negrinho-SC), o Enxame tem como organizadores a Honey Bomb Records, Paralela, Tédio e 1Quarto. De acordo com o curador, Jonas Bender Bustince, a intenção é ter novas edições que possam durar mais do que um dia e atrair ainda mais público, dentro do que for possível atender com segurança. 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros