Mesmo sob temporal em Caxias, público prestigia a última noite do 10º Mississippi Delta Blues Festival - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Música26/11/2017 | 05h11Atualizada em 27/11/2017 | 16h13

Mesmo sob temporal em Caxias, público prestigia a última noite do 10º Mississippi Delta Blues Festival

Ato para promover abaixo-assinado em prol da "casinha do blues" também marcou a noite deste sábado no Largo da Estação Férrea

Mesmo sob temporal em Caxias, público prestigia a última noite do 10º Mississippi Delta Blues Festival Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Guitarrista carioca Big Gilson fez um dos principais shows do 10º MDBF Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

A 10ª edição do Mississippi Delta Blues Festival se encerrou na madrugada deste sábado, mostrando que Caxias do Sul não apenas sedia o maior festival de blues da América Latina, como também hospeda o público mais apaixonado. Só assim para explicar a persistência de mais de três mil pessoas em curtir todos os shows em um dos dias mais chuvosos do ano na cidade.  

Com atrações como o guitarrista carioca Big Gilson, que chamou ao palco o coral das Meninas Cantoras de Nova Petrópolis para uma participação muito especial, o sempre empolgante Ale Ravanello Blues Combo, e o carismático guitarrista britânico Ian Siegal encerrando os trabalhos no palco principal, a última noite do MDBF também foi marcada por um show surpresa: a banda caxiense Yangos. O quarteto instrumental, que este ano foi nomeado ao Grammy Latino, tocou duas músicas no chamado Crossroads Time, rito que antecede o último show da noite, e agradou em cheio. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 25/11/2017 - 10ª Edição do Mississippi Delta Blues Festival ocorre nos dias 23, 24 e 25 de Novembro, na Estação Férrea, em Caxia do Sul. NA FOTO:Yangos, no palco Mojo Hand Stage. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Rafael Scopel, acordeonista da Yangos, atração surpresa do festivalFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

No meio da noite e também ao final das atividades no Mojo Hand Stage, a produção do festival subiu ao palco para promover um abaixo-assinado em prol da permanência da “casinha do blues”, ou Front Porch Stage, na Estação Férrea.

Trata-se de um dos símbolos máximos do MDBF e da cultura blueseira caxiense, mas que convive com a ameaça cada vez mais presente de ser retirada do Largo por se tratar de um imóvel privado em terreno público. O documento pode ser assinado através da plataforma Avaaz

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 25/11/2017 - 10ª Edição do Mississippi Delta Blues Festival ocorre nos dias 23, 24 e 25 de Novembro, na Estação Férrea, em Caxia do Sul. NA FOTO: Ian Siegal encerrando o festival no palco Mojo Hand Stage. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Britânico Ian Siegal encerrou a noite no Mojo Hand Stage em show memorávelFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Ao longo de três noites, o 10º MDBF reuniu mais de 10 mil espectadores, em grande parte turistas que têm no evento um destino obrigatório a cada mês de novembro. A continuidade do festival em Caxias, conforme o idealizador Toyo Bagoso reiterou ao microfone, depende da permanência da “casinha” e de maior apoio do poder público para resolver um imbróglio com a Justiça do Trabalho, que este ano fez o MDBF perder a Lei de Incentivo à Cultura Estadual. 

Os próximos capítulos podem ser aguardados com a mesma expectativa que gera o evento que mais cresce em importância no calendário cultural caxiense. 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros