Memória: História da família Camassola no Brasil - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Encontro13/11/2017 | 06h30Atualizada em 13/11/2017 | 06h30

Memória: História da família Camassola no Brasil

O encontro da família, realizado no último dia 4, reuniu mais de 300 pessoas

Memória: História da família Camassola no Brasil Acervo pessoal Elani Pandolfi/Divulgação
Ernesto Camassola após chegar ao Rio Grande do Sul, em meados de 1878 Foto: Acervo pessoal Elani Pandolfi / Divulgação

Em meados de 1878, junto com os primeiros imigrantes italianos que chegavam ao Brasil, desembarcaram o casal Pietro Camazzola e Maria Pellizzari, vindos de Romano d´Ezzelino, uma coluna italiana na região do Vêneto, na Itália. Após fixarem moradia aonde hoje é conhecido como distrito de Ana Rech, tiveram cinco filhos, que, mais tarde, se casaram e constituíram suas famílias. Um deles, Ernesto Camassola, casou-se com Luiza Corso e teve nove filhos: Pedro, Vanda, Olga, Adélia, Elisário, Avelino, Joanin, Orlando e Eduardo. 

Família Camassola no Brasil
Joanin Camassola e Angelina com os filhos Aires e RemiFoto: Acervo pessoal Elani Pandolfi / Divulgação

Pedro casou-se com Jacomina Susin, Vanda com Henrique Santini, Olga com Sadi Marchiori, Adélia com João, Elisário com Seraides Santos, Avelino com Jovelina Pellizzari, Joanin com Angela Maurina, Orlando com Julieta de Miranda e Eduardo com Maria Helena Pereira. Alguns casais permaneceram na cidade, enquanto outros constituíram suas famílias em outras localidades. A maioria, porém, permaneceu no estado. 

Família Camassola no Brasil
Quadro que apresenta Pedro Camassola e Jacomina juntamente com os dezessete filhosFoto: Acervo pessoal Elani Pandolfi / Divulgação

Na foto acima, de cima para baixo e esquerda para a direita, estão: Lorita, Ides, Terezinha, Veloni, Nair, Jurandir. No centro o nono Pedro e a nona Giacomina. segue na sua direita: Olivete, Balduino, Ataide, Adair, Antônio, Iraci, Maria Alice, Darci, Remi, Gessi e Maria Helena.

Encontro de gerações

Família Camassola no Brasil
Foto: Acervo pessoal Elani Pandolfi / Divulgação

No último 4 de novembro, a família organizou o primeiro encontro da família Camassola. O evento ocorreu na localidade de Forqueta, em Caxias do Sul, contando com missa de homenagem e almoço. Após, foram realizadas atividades que resgataram os laços entre parentes espalhados por todos os estados brasileiros. 

Na foto, o registro do encontro que contabilizou a presença de mais de 300 pessoas. A organização ficou por conta dos integrantes caxienses da família. As informações desta coluna foram uma contribuição de Elani Pandolfi. 

Leitor
Você tem alguma história que possa ser publicada na coluna Memória? Envie sua sugestão para o e-mail bruna.valtrick@pioneiro.com.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros