Lançado juntamente com o tema e o cartaz da Festa da Uva 2019, vídeo promocional tem provocado polêmica nas redes sociais - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Sotaque controverso24/11/2017 | 20h06Atualizada em 24/11/2017 | 20h06

Lançado juntamente com o tema e o cartaz da Festa da Uva 2019, vídeo promocional tem provocado polêmica nas redes sociais

As críticas recaem sobre a entonação utilizada pelo narrador

Lançado juntamente com o tema e o cartaz da Festa da Uva 2019, vídeo promocional tem provocado polêmica nas redes sociais Batuca/Reprodução
Foto: Batuca / Reprodução

A nova comissão comunitária prometeu mudanças e cumpriu já na primeira oportunidade. Divulgadas na manhã de quinta-feira em coletiva para a imprensa da região, as ideias projetadas pela organização da Festa Nacional da Uva para o evento de 2019 já viraram assunto para comentários favoráveis e contrários, tão logo as peças foram publicadas.

A principal delas tem sido o vídeo que circula pelas redes sociais mostrando belas paisagens, mesa farta e rostos de nonas e idosos, com um texto narrado por uma voz masculina. As críticas recaem sobre a entonação utilizada pelo narrador, que se assemelha mais ao castelhano que do que ao sotacón dos descendentes de italianos.

Embora a comissão da festa argumente que não se trata da divulgação oficial do evento, o desconforto ficou visível em quem assistiu ao audiovisual.

– Acho muito boa essa preocupação em resgatar as raízes da festa. São os (descendentes de) italianos, não importa se não são a maioria – ressalta o empresário Arcângelo Zorzi Neto, o Maneco.

Um dos criadores do grupo de teatro Miseri Coloni, Maneco pondera, no entanto, que o vídeo não reproduz a fala da colônia: 

– Não pega bem para a própria festa. Deveriam mudar essa narração. Botar um gringo mesmo, com sotaque natural.

Embora tenha gostado do vídeo, Sandra Bonetto, presidente da Festa do Vinho Novo e coordenadora do Ponto de Cultura Costurando Sonhos, ambos em Forqueta, concorda com Maneco:

– É importante essa valorização do dialeto italiano, até porque é algo que está acabando. A ideia é ótima, mas talvez não tenha sido executada de forma correta.

Frame vídeo Festa da Uva
Foto: Batuca / Reprodução

Narração foi pensada para facilitar a compreensão da comunidade

As críticas e os questionamentos feitos sobre o vídeo promocional da Festa da Uva de 2019 são vistos com naturalidade pela diretoria do evento.  A comissão comunitária entende que a repercussão sobre a narração da peça, que recebeu comentários negativos nas redes sociais – por remeter mais ao sotaque castelhano do que propriamente ao talian – são normais. Por se tratar de um evento comunitário, consideram natural que a Festa povoe os debates da sociedade caxiense. 

Por meio da assessoria de imprensa, tanto a Festa da Uva, como a Batuca, agência responsável pelo vídeo e a publicidade do evento, relataram que o estilo da narração foi proposital. 

Explicaram que o sotaque utilizado favorece a compreensão do espírito que querem passar na edição de 2019. Ainda assim, garantem que ele não será a peça principal de divulgação.

“Sobre o vídeo da Festa da Uva, o locutor é um gaúcho que fala italiano. Foi adotado esse tom justamente para que o texto fosse acessível para todos e trouxesse um tom festivo. Esse vídeo apresentado ontem (quinta-feira) fez parte da apresentação do conceito e cartaz, não é o vídeo da Festa da Uva 2019, que será produzido após a escolha das Soberanas”, diz a nota.

O que diz a narração do vídeo:
"Toda história tem um começo, e a nossa começa com muito trabalho. Mas também com muita festa, boa música e amor pela vida. Mais do que um grande evento, a Festa da Uva 2019 será um grande resgate das nossas tradições. Tradições que são frutos da união de duas nações. Tradições que deram vida à cultura local. Tradições que, assim com a cor de una bela uva, não podem ser esquecidas jamais. Vem aí una Festa da Uva para contar a história da nossa gente. Una Festa da Uva para toda gente. Viva la gastronomia. Viva nostro negóssio. Viva la diversión. Viva nostro passa e futuro. Viva una bela giornada con la Festa da Uva 2019!"

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros