Frei Jaime: Coragem de continuar - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Opinião30/11/2017 | 08h22Atualizada em 30/11/2017 | 08h22

Frei Jaime: Coragem de continuar

É evidente que a liberdade permite que outros caminhos sejam trilhados, diferentes escolhas sejam feitas

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

A coragem é a força que todos carregam consigo para poder ocupar qualificadamente um lugar neste mundo. É como um dom no coração humano e que aguarda para ser cultivado e multiplicado. Sem coragem, a vida experimenta o recuo e o encolhimento. A cultura e os costumes vão delineando um jeito próprio de viver. É evidente que a liberdade permite que outros caminhos sejam trilhados, diferentes escolhas sejam feitas. Porém, sem coragem fica difícil de alcançar o que cada um sonha e almeja. 

"A vida muda na proporção da sua coragem".

Neste momento da história, quando os valores humanos estão a um fio da banalização, é preciso muita coragem para continuar sendo ético, para não abrir mão da bondade e para não deixar à margem a solidariedade. Para muitos, o mundo trilha para o descontrole e à decadência. Alguns ajustes são necessários, sim, mas nem tudo está perdido. Há muitos sinais de que as trevas não triunfarão, pois a luz será capaz de afastar toda e qualquer escuridão. 

A urgência de transformação aguarda por pessoas que tenham a coragem de continuar fazendo o bem, de amar sem esperar nada em troca, de perdoar simplesmente para cortar o mal pela raiz. Não se trata de grandiosas e salientes mudanças, mas de pequenos gestos que impactem o cotidiano e mostrem o outro lado de determinadas notícias, de certas convenções pessimistas ou de ideologias fatalistas. 

É importante continuar tendo coragem para amar e ser um instrumento da paz. Convém juntar-se àqueles que são incansáveis na arte de recomeçar. Há muito por ser celebrado e festejado. 

Não ficar de braços cruzados é a primeira atitude daqueles que são corajosos e fazem acontecer um mundo novo. 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros