Frei Jaime: Acolher a eternidade - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Opinião02/11/2017 | 08h24Atualizada em 02/11/2017 | 08h24

Frei Jaime: Acolher a eternidade

Se pela força da distância, você se ausenta. Pela força que há na saudade, você voltará. (Padre Fábio de Melo). 

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Algumas datas convidam insistentemente à reflexão, ao silêncio interior. Há momentos em que a opção mais adequada é justamente pensar um pouco na vida. O dia de finados é uma ocasião oportuna de recordar o ontem e dar-se conta de uma realidade que baterá à porta de todos, mesmo que não seja possível precisar o dia e a hora. O toque poderá ser leve ou mais insistente. Uma visita nada agradável, ao olhar puramente humano. No entanto, uma verdade nua e crua que pode convidar à elevação. 

Em alguns momentos é dolorido pensar na partida desta ou daquela pessoa. A intensidade do amor é também a medida da dor. Quanto mais profundo o amor, mais dolorida a separação, mesmo que seja apenas momentânea. A saudade, quando bem dosada, é capaz de eliminar o excesso de sofrimento. 

Dependendo da capacidade de amar, um pouco de dor será sempre suportável. Mas as lembranças exercem um papel muito importante: atualizam o que foi eternizado. Sentir saudades é não deixar no esquecimento o que marcou, tocou profundamente, deixou registros. Por outro lado, o modo como a vida é acolhida e compreendida pode ajudar a abrir um espaço para a manifestação do infinito. 

Quando o ser humano é compreendido como matéria e espírito, corpo e alma, tudo se torna mais ameno. Existe um amanhã para aqueles que têm fé. O entardecer da vida é, ao mesmo tempo, o amanhecer da transcendência. Num certo sentido, é preciso morrer para viver. 

A saudade não se limita à ausência de quem protagonizou gestos de amor. O ser humano tem saudade da eternidade. Mesmo que o céu tenha que esperar, é para lá que todos estão destinados a ir. 

A força da saudade conduzirá, quem tiver praticado o bem, ao céu. Que alento! Quanta esperança!

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros