Forqueta ganha Feira do Livro  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Literatura10/11/2017 | 11h48Atualizada em 10/11/2017 | 16h26

Forqueta ganha Feira do Livro 

Programação ocorre neste domingo, na praça central do bairro caxiense

Forqueta ganha Feira do Livro  Janaina Perotti/divulgação
Contação de histórias, venda de livros, presença de escritores e premiação de concurso literário integram a programação Foto: Janaina Perotti / divulgação
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Menos de um mês após o encerramento da 33ª Feira do Livro de  Caxias do Sul, a literatura volta à praça — desta vez, à praça de Forqueta, durante a 1ª Feira do Livro do bairro. Organizada pela Associação de Moradores (Amob) e pelo Forquetando Cultural, a programação ocorre domingo, das 15h às 19h, na praça central de Forqueta, com a presença confirmada de 14 escritores.

As atividades incluem, além da venda de livros, sessões de autógrafos, sarau literário, contação de histórias e atrações musicais. Será realizada ainda a premiação do I Concurso Literário Forquetando, do qual participaram estudantes de quatro escolas da comunidade — ao todo, foram 101 inscritos. 

— Nada melhor do que apresentar os vencedores do concurso num cenário envolto no que há de mais significativo para a literatura, que é essa troca entre o escritor e o seu leitor, só possível num ambiente de Feira do Livro — diz a escritora Josiane Scapin Dutra, integrante do Forquetando Cultural e uma das coordenadoras da programação.

Leia também:
Grupo Choros de Balcão recebe Elias Barboza no último Comunidade em Concerto do ano, no domingo, em Caxias
3por4: Forqueta promove, neste sábado, segunda edição do Republik Bierfest
3por4: Página "Somos Todos Imigrantes" facilita comunicação com públicos de senegaleses e haitianos

Esse espírito literário deve dar ainda mais frutos. Durante a Feira do Livro, será apresentado o projeto da biblioteca itinerante do bairro, ideia do presidente do Conselho Deliberativo da Amob, Jocemir Dedordi. Ele salienta que não será apenas uma caixa com livros: a proposta é construir uma espécie de maquete, com tamanho de 2mx1,6m, no formato da Escola Estadual José Generosi. A estrutura será colocada sobre um reboque e circulará em colégios e programações do bairro.

— A ideia é incentivar a leitura — explica Dedordi, acrescentando: — Essa biblioteca é um velho sonho meu.

A expectativa é de que, com a colaboração da comunidade forquetense, esse sonho se concretize até meados de dezembro. Para que isso possa acontecer, a organização da 1ª Feira do Livro de Forqueta estará arrecadando doações de livros neste domingo. Parte do que for arrecadado irá para a biblioteca itinerante, e parte para o projeto Viver para Ser, que leva a leitura para as crianças e adolescentes com câncer atendidos no Hospital Geral.

Josiane destaca também a homenagem póstuma que será feita ao escritor forquetense Idílio Maschio, falecido ano passado, e a participação do Sebo Só Ler e das editoras Corrêa e Vírtua.

Paralelamente à 1ª Feira do Livro, ocorre o 2º Forquetando na Praça, com opções de alimentação, espaço kids e presença do fusca à vela do Grupo Ueba.

Agende-se

- O que: 1ª Feira do Livro de Forqueta.

- Quando: domingo, das 15h às 19h.

- Onde: na Praça Central de Forqueta, em frente à igreja; se chover, a programação será transferida para a Escola José Generosi.

- A participação é gratuita, mas sugere-se a doação de livros e materiais escolares.

Atividades

15h - Abertura oficial da I Feira do Livro de Forqueta.

Homenagem póstuma a Idílio B. Maschio.

Premiação do I Concurso Literário Forquetando.

15h30min - Sarau Literário com Alunos da Escola Cenecista São Vicente.

16h - Atração musical: Lara e Nathan.

16h30min - Contação de histórias com Sirlene Perotti.

16h45min - StandUp Quase Comédia.

17h30min - Atração musical: Banda Delunar.

18h30min - Atração musical: Banda Barbas e Bigodes.

Escritores participantes

Emely Polli, Felipe Vieira, Greice Martinelli, Ione Grillo, Jocelaine Machado da Silva, J. C. Fantin, Josiane Scapin Dutra, Leandro Angonese, Loraine Slomp Giron, Maristela Deves, Marília Galvão, Nanda Pertile, Raquel Machado e Roque Jr.


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros