Exposição que abre nesta sexta comemora aniversário de 50 anos da UCS - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Artes plásticas10/11/2017 | 11h21Atualizada em 10/11/2017 | 11h21

Exposição que abre nesta sexta comemora aniversário de 50 anos da UCS

Mostra surgiu a partir de um projeto de pesquisa que avaliava o impacto dos cursos de arte na produção local 

Exposição que abre nesta sexta comemora aniversário de 50 anos da UCS Valdira Danckwardt/Divulgação
Obra de Valdira Danckwardt, formada pelo curso de Belas Artes de Caxias do Sul Foto: Valdira Danckwardt / Divulgação

Mais de 50 artistas integram a mostra que comemora o cinquentenário artístico da Universidade de Caxias do Sul. A exposição 50 anos de arte: da UCS para o Amarp, com curadoria da professora Silvana Boone e de Thiago Quadros, torna visível as obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul, e procura resgatar a trajetória de alunos, colaboradores e professores que se conectaram com a UCS.

– A ideia foi destacar os artistas que têm obras no acervo municipal mas, que de alguma maneira, passaram pelo curso. Temos mais de 50 artistas com diferentes linguagens. Buscamos peças desde 1967 até as da última exposição que ocorreu na Casa da Cultura, no mês passado – conta Silvana.

Leia mais
3por4: Estilista Ana Dotto lança nesta sexta vestidos "prêt-à-porter", em Caxias
Secretária da Cultura de Caxias entrega carta de demissão a Daniel Guerra
Grupo Choros de Balcão recebe Elias Barboza no último Comunidade em Concerto do ano, no domingo, em Caxias

A história do curso, iniciada em 1967 com a incorporação da Escola Municipal de Belas Artes pela UCS, deu sequência a uma tradição de ensino artístico na região, proporcionando o desenvolvimento não apenas intelectual, mas também subjetivo da cidade e de quem existe nela. Através de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, vídeos e objetos, a mostra busca conectar o espectador com pequenos fragmentos da trajetória de diversos “outros”. A curadora explica que a sequência de obras, à primeira vista desconexas, retratam boa parte do que foi percorrido até então:

– Esse ano, a universidade comemora 50 anos. Ao longo desse tempo, o curso de Artes Visuais é um dos mais antigos. Muitas das manifestações artísticas de Caxias foram possíveis por conta da formação dos artistas pelo curso. 

A exposição surgiu a partir de um projeto de pesquisa que avaliava o impacto dos cursos de arte na produção local desde 1950, aliado à importância da instituição de ensino. Na segunda, às 20h, está marcado um encontro com artistas, alunos e comunidade, no Centro de Cultura Ordovás, para debater a produção artística local e a influência da UCS no processo. 

Programe-se

O quê: exposição 50 anos de arte: da UCS para o Amarp.
Onde: Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312).
Quando: hoje, às 19h.
Quanto: entrada gratuita.

Koralle

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 18/09/2017. Inaugura nesta terça-feira o XI Salão Campus 8 e 4º Prêmio Koralle, que leva ao centro acadêmico do bairro Samuara trabalhos artísticos de estudantes de Artes Visuais. (Porthus Junior/Agência RBS)
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Também no Ordovás, ocorre a mostra do Salão Campus 8, 4º Prêmio Koralle, composta por estudantes da UCS. A exposição será aberta para visitação de 11 de novembro a 3 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e fins de semana e feriados, das 16h às 22h.


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros