Beatle Weekend: Mais de 20 atrações prestam homenagem ao quarteto de Liverpool neste fim de semana, em São Francisco de Paula - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Música17/11/2017 | 10h05

Beatle Weekend: Mais de 20 atrações prestam homenagem ao quarteto de Liverpool neste fim de semana, em São Francisco de Paula

Festival terá a presença de Júlia Baird, irmã de John Lennon

Beatle Weekend: Mais de 20 atrações prestam homenagem ao quarteto de Liverpool neste fim de semana, em São Francisco de Paula Iain Mcmillan,Reprodução/Reprodução
Foto: Iain Mcmillan,Reprodução / Reprodução

Beatlemaníaco que se preze tem destino certo a partir de hoje. É São Francisco de Paula, que até domingo se transformará em uma extensão de Liverpool para receber mais de 20 atrações locais, nacionais e estrangeiras na primeira edição do São Chico Beatle Weekend. Um fim de semana inteiro dedicado a homenagear os amigos John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, que em 1960 se juntaram para formar a banda que se tornaria a mais bem-sucedida da história da música mundial.

Leia mais:
Pedro Guerra autografa "Cabra-Cega" neste domingo, em Caxias do Sul
Gilmar Marcílio: Quem se entrega e quem resiste
3por4: Loja Fall Style, com trabalhos da grife própria de Amadou Fall, inaugura neste domingo, em Caxias

Os shows, todos com entrada gratuita, vão ocorrer em uma estrutura montada à beira do Lago São Bernardo, principal cartão postal da cidade. Após a abertura, às 16h30min desta sexta-feira, com a apresentação do coral do município, o line up continua com as performances do porto-alegrense Diego Dias e seu projeto Beatles no Acordeom, seguido dos grupos Lareira Canta Beatles (São Francisco de Paula) , Tchê Beatles e Nelson & Os Besouros (ambos de Porto Alegre) e NitroVoid, de São José do Norte (RS). 

Amanhã, a agenda começa mais cedo, às 13h30min, com um aguardado bate-papo com os britânicos Júlia Baird, irmã de Lennon, e Bill Heckle. A saber: Júlia e Bill são os diretores do The Cavern Club, primeiro local em que o quarteto britânico se apresentou. A parte musical termina às 21h, com a performance de John Keats, cantor e guitarrista de Liverpool que se apresentará ao lado de Gui Lopes & Banda, do Rio de Janeiro.

Já no domingo, a maratona beatlemaníaca abre às 10h, com o espetáculo Memórias Beatles, do grupo de danças Andanças, de Taquara. Residente do Cavern Club, a Coburn Club sobe ao palco às 16h30min. O encerramento fica por conta dos argentinos da Nube 9, considerados os melhores covers latinos dos Beatles.

A ideia do Beatle Weekend partiu do carioca Beto Chaves, 67 anos. Fã do quarteto, e casado com uma são-francisquense, a quem conheceu quando ambos trabalhavam na Marinha, o médico percebeu, nas suas vindas à Serra, o potencial do município para receber um evento neste formato. Detentor dos direitos do selo The Cavern Club no Brasil, apresentou o projeto ao prefeito e ao secretário de Turismo, Cultura e Desporto e começou, desde o início do ano, a fazer contatos para viabilizar o festival. O poder público envolveu-se apenas nos últimos 45 dias, oferecendo apoio para a construção da cobertura para a plateia. Através de parcerias e patrocínios, Chaves levantou a verba necessária para o transporte, hospedagem e alimentação de artistas e técnicos. A estimativa é que o custo total chegue a R$ 90 mil.

Ao chegar à cidade na manhã de ontem, emocionou-se ao ver a estrutura quase finalizada.

– Turismo é que movimenta qualquer lugar. São Francisco não pode ficar à margem e viver como o “primo pobre” de Gramado. A distância é tão pequena – reflete ele.

Segundo Chaves, a expectativa é receber cerca de 2 mil pessoas por dia de festival.

Programe-se
Sexta, dia 17
:: 16h30min:
abertura
:: 16h45min: Coral de São Francisco de Paula
:: 17h: The Beatles ao Acordeon(Porto Alegre-RS)
:: 18h: Lareirau Canta Beatles (São Chico-RS)
:: 19h: Tchê Beatles (Porto Alegre)
:: 20h: Nelson & Os Besouros(Porto Alegre)
:: 21h: NitroVoid (São José do Norte-RS)

Sábado, dia 18
:: 13h:
Papo com Júlia Baird e Bill Heckle
:: 14h: TaxBand (Porto Alegre)
:: 15h: Barca Orbital (São Chico)
:: 16h: Renan & Os Caras (São Chico)
:: 17h: Barba & Blues (São Chico)
:: 18h: Na Capa da Gaita Blues Band (São Chico)
:: 19h: Aggeu Marques (Belo Horizonte-MG)
:: 20h: BlueBeetles (Rio de Janeiro-RJ)
:: 21h: John Keats (Liverpool) e Gui Lopes & Banda (RJ)

Domingo, dia 19
:: 10h:
Espetáculo Memórias Beatles, Grupo de Dança Andanças (Taquara-RS)
:: 11h: Gelson Oliveira (Porto Alegre)
:: 12h: Sogro Inglês (São Chico)
:: 13h: Liverpool (Lajeado)
:: 14h: Revolver (Porto Alegre)
:: 15h: Sonido Club (Florianópolis-SC)
:: 16h30min: Coburn Brothers (Liverpool/UK) e BlueBeetles
:: 18h: Nube 9 (Buenos Aires-ARG)

Agende-se
:: O quê:
São Chico Beatle Weekend.
:: Quando: sexta, sábado e domingo.
:: Onde: à beira do Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula.
:: Quanto: entrada gratuita.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros