3por4: Moradora de Antônio Prado tem iniciativa escolhida pelo projeto Revelando Brasis - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Curta22/11/2017 | 09h54Atualizada em 22/11/2017 | 09h54

3por4: Moradora de Antônio Prado tem iniciativa escolhida pelo projeto Revelando Brasis

Gravações do curta "Sempre é Tempo de Filó" começam nesta quarta

3por4: Moradora de Antônio Prado tem iniciativa escolhida pelo projeto Revelando Brasis  Ratao Diniz/Divulgação
Foto: Ratao Diniz / Divulgação

Administradora apaixonada por cinema desde sempre, Maria Odete Meotti de Bairros (foto), 45 anos, viu num edital do projeto Revelando Brasis a oportunidade para realizar dois desejos de uma só vez. Um era se aventurar pelo mundo da produção audiovisual e o outro era registrar costumes e tradições que estão se perdendo no cotidiano das gerações mais jovens. O cenário será Antônio Prado, cidade que a administradora natural de Ijuí escolheu para viver.

– A história é uma ficção com elementos de época, que se passa na mesma casa. A ideia é mostrar como uma reunião em torno da celebração familiar permanece ao passar das gerações. Vejo que, mesmo aqui em Antônio Prado, os jovens estão perdendo muito os costumes antigos, queremos mostrar que é bonito perpetuar tradições. O jogo de mora é um exemplo, os mais novos não estão mais praticando, precisamos registrar isso e despertar a curiosidade – destaca Maria Odete, sobre a obra que terá o filó como pano de fundo.

A história do curta Sempre é Tempo de Filó foi escrita por Maria Odete especialmente para o Revelando Brasis,  iniciativa do Instituto Marlin Azul que seleciona roteiros de cidades com até 20 mil habitantes. Em agosto, ela esteve no Rio de Janeiro participando de uma intensa maratona de oficinas de produção. Agora, repassa tudo que aprendeu para a equipe local do filme. Mais de 70 pessoas vão participar das gravações, seja na frente ou atrás das câmeras. Na terça, o elenco do filme – predominantemente amador e formado por moradores – participou de uma aula com o preparador André da Costa Pinto, um dos profissionais disponibilizados pelo projeto durante a produção em Antônio Prado.

Leia Mais:
Agenda: "Mostra Arte Vinil" ocorre até dia 30, no Shopping San Pelegrino, em Caxias  3por4: Confira os workshops disponíveis durante o MDBF 2017, em Caxias
3por4: Casa de Cinema de Porto Alegre promove mostra especial de 30 anosFilmes ficarão disponíveis para streaming no site da produtora
Agenda: Dinamite Joe faz show neste sábado, em Caxias

As gravações do filme de Maria Odete começam nesta quarta e devem terminar no fim de semana. Depois de pronto, provavelmente no primeiro semestre de 2018, o curta de 15 minutos será exibido em sessões ao ar livre nas cidades participantes (Antônio Prado, inclusive) e ainda chegará ao Brasil todo por meio de uma parceria do Revelando Brasis com o Canal Futura. 

– É um grande desafio, mas só de ver a felicidade das pessoas, é tão lindo que já vale qualquer esforço. Tudo isso mexe muito com uma memória afetiva – conta ela, também descendente de italianos. 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros