Sétima Semana das Etnias segue com programação até sábado, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Imigração25/10/2017 | 08h00Atualizada em 25/10/2017 | 08h00

Sétima Semana das Etnias segue com programação até sábado, em Caxias do Sul

Debates, painéis e atividades culturais ocorrem na sede do Ponto de Cultura até sexta-feira. Sábado será no estacionamento do Ordovás

Sétima Semana das Etnias segue com programação até sábado, em Caxias do Sul CRISTOFER GIACOMET/Divulgação
Grupo de danças folclóricas Famiglia Trentina, de Forqueta, é uma das atrações da tarde de sábado Foto: CRISTOFER GIACOMET / Divulgação

Com uma programação voltada a defender e debater a preservação da diversidade étnica no Rio Grande do Sul, a 7ª Semana das Etnias segue até sábado em Caxias do Sul, com diversas apresentações artísticas e painéis temáticos. As atividades iniciaram ontem, com o grupo de danças folclóricas alemã Alles Gut. Hoje, sobe ao palco do Ponto de Cultura, na Avenida Independência, o Coro Vozes da Casa, seguido de palestra sobre diversidade e identidade culturais, com o antropologo e professor da UCS Rafael José dos Santos. 

A Semana trará grupos de diversas regiões do Estado. Os principais destaques estão na sexta-feira, com a apresentação do espetáculo teatral Travessia, dirigido pelo italiano Adriano Iurissevich, e no sábado, quando o público poderá apreciar apresentações do grupo de umbanda Ventos de Aruanda, o maracatu da Sucata Sonora, o coro de música tradicional italiana Famiglia Trentina, o Grupo de Danças Internacional de Nova Petrópolis e o Grupo Sociedade Polônia, que também apresenta danças típicas. 

– Sempre foi uma preocupação nossa a preservação das características das etnias da nossa região, sendo uma das mais importantes as línguas. Especialmente, como manter o interesse das novas gerações em aprender os dialetos e os idiomas dos nossos imigrantes, que estão morrendo diante dessa dominação da cultura norte-americana. Por isso procuramos trazer esse debate à tona – comenta o diretor da Casa das Etnias, Iraci José Marin.

Fundado em 2011, a partir de convênio da prefeitura de Caxias com o Ministério da Cultura, o Ponto de Cultura Casa das Etnias tem conseguido, na opinião do diretor, ser um local onde se difundem a arte, a gastronomia, a história e os costumes de diferentes regiões do mundo que estão representadas na Serra.

– Conseguimos nos firmar graças a um dedicado grupo de voluntários, que trabalha para oferecer não só o ensino de línguas, mas também diversas oficinas. Acho que temos conseguido dar uma boa contrapartida à população – avalia Iraci José Marin. 

A Semana das Etnias é viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 

Confira os destaques da programação

Quarta-feira
— 19h - Coro Vozes da Casa
— 19h30min - Palestra: Diversidade étnica e identidades culturais, com Rafael dos Santos 

Quinta-feira
— 19h - Mesa de debates: Organizações de preservação da diversidade étnica no Estado do Rio Grande do Sul - suas lutas, seus sonhos

Sexta-feira
— 20h30min - Espetáculo Travessia
— Conversa com Senegaleses e Haitianos, novos imigrantes de Caxias do Sul

Sábado         
— 14h - Feira de comidas típicas, artesanatos e objetos culturais.

Apresentações artísticas:
— Vento de Aruanda
— Sucata Sonora
— Famiglia Trentina
— Grupo de Danças Internacional de Nova Petrópolis
— Grupo Sociedade Polônia

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros