"Treze", que será lançado nesta quarta, convida a uma viagem pela Caxias antiga a partir de um dos seus bares mais icônicos - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Literatura e memória13/09/2017 | 09h00Atualizada em 13/09/2017 | 18h47

"Treze", que será lançado nesta quarta, convida a uma viagem pela Caxias antiga a partir de um dos seus bares mais icônicos

Livro da arquiteta Jéssica de Carli com autores convidados terá sessão de autógrafos no Moinho da Estação

"Treze", que será lançado nesta quarta, convida a uma viagem pela Caxias antiga a partir de um dos seus bares mais icônicos Mauro De Blanco/Acervo Bar 13,divulgação
Foto: Mauro De Blanco / Acervo Bar 13,divulgação


CORREÇÃO: quem assina o projeto gráfico caprichado da obra Treze, de Jéssica De Carli, é Marco Aurélio Verdi, e não Samba Estúdio. A informação incorreta permaneceu publicada entre 9h e 18h45min.

Não são apenas 50 anos de boemia. São cinco décadas de animadas conferências ao redor de um balcão que simboliza que certas coisas não precisam mudar, tampouco se "gourmetizar", mesmo em meio às transformações pelas quais passa uma rua, um bairro ou uma cidade. Ao ler sobre a Caxias do Sul antiga a partir de um de seus pontos de encontro mais tradicionais, o Bar 13, no livro que a arquiteta Jéssica De Carli lança nesta quarta-feira, a vontade é de estar num cantinho do boteco a bebericar uma boa cerveja, sem falar nada, apenas ouvindo as histórias que passam por lá.

Leia mais
Sady de Carli e as origens do Bar 13
Bar 13, a política e os malas do ano

Treze traz diversos olhares sobre Caxias, tendo como ponto de partida o bar fundado por Sady de Carli, mais tarde adquirido pelo atual proprietário,  Valmor Berzaghi. Cada um dos autores aborda um aspecto, em que o bar aparece como personagem ou pano de fundo: o historiador Luiz Carlos Ponzi recorda as acirradas discussões políticas; o jornalista Rodrigo Lopes contextualiza a Caxias dos anos 1960; o designer Marco Verdi analisa a simbologia por trás das marcas cinquentenárias da cidade; o astrólogo Nivaldo Pereira faz o mapa astral do bar aquariano. 

Ainda há relatos saborosos de Matheus Chemello, Pedro Horn Sehbe, Giulia Sant’Anna e Mara de Carli, além dos escritos cheios de emoção da própria Jéssica — neta de Sady. 

— Não queria deixar o cinquentenário passar em branco, mas não faria sentido outro livro sobre a história do bar, porque já foi feito um (Bar Treze: Lazer, Política e História, de Luiz Carlos Ponzi). Por ser arquiteta e bastante ligada às questões de preservação, urbanismo e cultura, a ideia foi fazer um livro sobre Caxias e ter o bar como um personagem que olha para a evolução da cidade. A boemia tem muito a ver com o uso da cidade pelas pessoas. A partir disso, fui pensando nos parceiros para escrever comigo, fazendo os links com a memória, a gastronomia, a arquitetura, a astrologia — comenta Jéssica. 

Além da qualidade dos textos, destaca-se em Treze a parte gráfica caprichada, assinada por Marco Aurélio Verdi, que só enriquece a viagem cheia de formas e cores que parte do número 1.511 da Avenida Júlio de Castilhos, no bairro Lourdes, passa pela Praça Dante Alighieri e chega ao principal reduto da boemia e símbolo de preservação, o Largo da Estação Férrea. 

— Acho que é um livro bastante original, que foi sendo concebido conforme as conversas entre os autores foram acontecendo. Nunca tive a pretensão de escrever sobre a cidade de forma muito teórica. Há uma visão bastante artística e visual, que também é a forma como me relaciono com o mundo — ressalta Jéssica. 

A obra foi financiada pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura. A renda será revertida para o projeto Ciranda de Rua, em parceria com o Instituto Sérgio Lovato.

Arquiteta Jéssica de Carli lança o livro TREZE, que conta a história do Bar 13, de Caxias do Sul
Capa do livroFoto: Reprodução / Divulgação

SERVIÇO

O quê: Lançamento e sessão de autógrafos do livro "Treze", organizado por Jéssica De Carli (editora Lorigraf)
Quando: hoje, às 19h30min
Onde: Moinho da Estação — Rua Dr. Augusto Pestana, 54
Quanto: os exemplares estarão à venda por R$50 


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros