Seminário de Educação Musical traz Benjamim Taubkin e Ivan Vilela a Caxias do Sul na próxima semana - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Música01/09/2017 | 15h30Atualizada em 01/09/2017 | 17h40

Seminário de Educação Musical traz Benjamim Taubkin e Ivan Vilela a Caxias do Sul na próxima semana

Pianista paulista e violeiro mineiro formam um dos mais respeitados duos instrumentais da atualidade no Brasil

Seminário de Educação Musical traz Benjamim Taubkin e Ivan Vilela a Caxias do Sul na próxima semana Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

Um pianista e um violeiro que uniram influências eruditas, jazzísticas e caipiras para formar um dos mais interessantes duos instrumentais em atividade no Brasil estarão em Caxias do Sul na próxima semana para compartilhar suas vivências com músicos e estudantes da cidade. O paulista Benjamim Taubkin e o mineiro Ivan Vilela são os convidados do Seminário de Educação Musical - Viver de Música no Brasil, promovido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em parceria com a Unidade de Teatro da Secretaria da Cultura, que ocorre quinta e sexta-feira. Na quinta, como parte da abertura do 19º Caxias em Cena, a dupla fará um show na Casa da Cultura, apresentando canções próprias e releituras da obra de Milton Nascimento. 

Mais do que virtuosos instrumentistas, Taubkin e Vilela são verdadeiros ativistas musicais, tamanho envolvimento da dupla na cena cultural. Como pianista, arranjador, compositor e produtor, Taubkin assina mais de 150 projetos, de piano solo a concertos com orquestra, grupos de jazz e choro, além de promover residências artísticas e parcerias com músicos do mundo todo. Vilela, por sua vez, é mestre em Composição Musical e doutor em Psicologia Social, com pesquisas voltadas para a cultura popular brasileira e foco na música caipira. Como professor da USP, ministra disciplinas sobre história, teoria e percepção.

– São dois mestres da música, da composição e da performance, além de serem grandes intelectuais do assunto. É uma oportunidade incrível ter dois artistas deste calibre em Caxias – destaca a professora da UCS e organizadora do encontro, Cristiane Ferronato. 

Tema do seminário, Viver de Música também é o nome de um livro lançado por Benjamim Taubkin em 2011, no qual o pianista reflete sobre a produção criativa e o mercado. O autor irá abordar o assunto em dois painéis, enquanto Vilela irá falar sobre a importância da educação musical e temas referentes à história da musica popular brasileira. 

– A expectativa em cima do músico muitas vezes está em ser muito conhecido e ter uma legião de fãs. Isso é para bem poucos, e às vezes produzindo música de má qualidade. Meu ponto é poder dizer que há um espaço inteligente onde se pode construir alguma coisa significativa que vai te permitir viver fazendo música que tenha sentido para você e para os outros. Um lado em que muitos focam é o mercado, e fora disso há todo o resto da vida e do mundo. É desse resto que eu falo – resume Taubkin.

O Seminário tem carga-horária de 15h e ocorre no Auditório Marelli, no Campus 8. O investimento é de R$ 210 para acadêmicos da UCS e R$ 250 para o público em geral. As inscrições podem ser feitas no site www.ucs.br/extensao

Programação

Quinta-feira (14)
9h- Ivan Vilela: "Educação Musical para quê?"
10h30min - Benjamim Taubkin: "Viver de Música"
14h às 16h - Bate-papo "Conversas de Piano e Viola"
20h30 - Concerto com Ivan Vilela e Benjamim Taubkin no Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura), na abertura do 19º Caxias em Cena (com bate-papo após o concerto).

Sexta-feira (15)
9h - Benjamim Taubkin: "Viver de Música"
10h30min - Ivan Vilela: "Canonizações e esquecimentos na música popular brasileira"
14h - Ivan Vilela: "O clube da Esquina _ Nada ficou como antes"
15h30 - Benjamim Taubkin: exibição do documentário "Música Pelos Poros" e bate-papo


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros