Programação da "Farroupilha Bem Gaúcha" tem sessões de cinema gaúcho, palestras e shows até o dia 20 de setembro - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Tradicionalismo12/09/2017 | 09h30Atualizada em 12/09/2017 | 09h30

Programação da "Farroupilha Bem Gaúcha" tem sessões de cinema gaúcho, palestras e shows até o dia 20 de setembro

Gaúcho da Fronteira, Marcello Caminha e Luiz Carlos Borges estão entre as principais atrações do evento, que ocorre no Largo Carlos Fetter

Programação da "Farroupilha Bem Gaúcha" tem sessões de cinema gaúcho, palestras e shows até o dia 20 de setembro Patrício Orozco-Contreras/Divulgação
Foto: Patrício Orozco-Contreras / Divulgação

Uma das programações tradicionalistas mais legais deste mês de setembro, a Farroupilha Bem Gaúcha segue até o próximo dia 20 com um leque de boas atrações artísticas e culturais no Largo Carlos Fetter, em Farroupilha, todas gratuitas. 

Hoje, por exemplo, inicia o Festival Gaúcho de Cinema, que até o último dia do evento trará cinco sessões, sempre às 18h, de filmes que retratem a cultura do nosso Estado. O primeiro será A Quadrilha do Perna Dura (1976), estrelado por Teixeirinha. Amanhã será exibido o documentário Adelar Bertussi - O Tropeiro da Música Gaúcha (2014). Outro destaque é, na sexta-feira, a produção local Um Certo Capitão Rodrigo, baseada na obra de Érico Verissimo, assinada por um grupo de estudantes do ensino médio.

Entre as atrações musicais, há shows para os mais diversos gostos dentro da cultura regional, seja para dançar ou apenas apreciar e aplaudir. Hoje, se apresenta o Duo de Viola e Acordeom dos caxienses Valdir Verona e Rafael De Boni, seguido do grupo Sistema Antigo, de Rosário do Sul. 

Nos próximos dias, passarão pelo palco nomes como o acordeonista Gaúcho da Fronteira, o violonista Marcello Caminha, o grupo Tchê Guri, e o grande homenageado deste ano, o cantor, compositor e instrumentista Luiz Carlos Borges. 

– A gente tenta sair um pouco daquilo que todos fazem para tentar abranger nossa cultura como um todo, até mostrar que a Semana farroupilha não é só baile. Assim promovemos palestras, exibimos filmes, realizamos concursos envolvendo as escolas. Nossas entidades sofrem com uma geração que está perdendo o interesse por frequentar CTGs, e se não quisermos que nossa tradição se perca, o primeiro passo é ir até as escolas. Vamos ter concursos de instrumentos, de chula, de declamação, entre outros. Ao todo, mais de 500 alunos vão estar envolvidos – comenta Rodrigo dos Santos, o Tibica, coordenador da Semana. 

Outra atração de hoje será a palestra “Linguajar Gauchesco em Prosa e Verso”, do pajador bento-gonçalvense Pedro Junior da Fontoura, às 10h. A mesma palestra se repetirá no dia 15 (sexta), no mesmo horário.

Programe-se

— O quê: Farroupilha Bem Gaúcha, com shows, bailes, palestras, sessões de cinema e concursos culturais
— Quando: até 20 de setembro
— Onde: Largo Carlos Fetter, em Farroupilha
— Quanto: Entrada gratuita
— Confira a programação completa em http://bit.ly/2w1SbCZ


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros