Mostra "Tr@ços - A Arte de Fredy Varela" abre nesta quarta, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

No Sesc06/09/2017 | 08h07Atualizada em 06/09/2017 | 08h25

Mostra "Tr@ços - A Arte de Fredy Varela" abre nesta quarta, em Caxias

Desenhista e cartunista mescla técnicas convencionais e digitais 

Mostra "Tr@ços - A Arte de Fredy Varela" abre nesta quarta, em Caxias Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Já se passaram quase três décadas desde que o menino Fredy Varela, então com 11 anos, vendeu seu primeiro trabalho como artista: uma placa para um mercado em Bom Jesus, sua cidade natal. De lá até aqui, foi um longo caminho, com a profissionalização iniciada aos 16 e o aprimoramento constante da técnica — e do olhar, que o desenhista de 38 anos considera o mais importante.

— A observação é que faz o desenhista — afirma Fredy, que abre nesta quarta-feira, no Sesc Caxias do Sul, a exposição Tr@ços.

Leia também:
Usando latas como suporte, mostra coletiva abre nesta terça-feira, na Galeria de Arte do Campus 8
3por4: Festa do Moranguinho, que inicia na próxima quinta-feira, traz grandes nomes da música sertaneja
Marcos Kirst: Tem queijo no meu sorvete

A mostra traz uma seleção de 12 trabalhos produzidos nos últimos sete anos, todos com a peculiaridade de conjugarem a arte convencional e a arte digital.

— São experimentações nas quais misturo as duas vertentes, uso nanquim, aquarela, lápis, depois trabalho as ilustrações no Photoshop — explica.

Mesmo com as possibilidades abertas pela tecnologia, Fredy defende que o trabalho do artista ainda é o mesmo. E ele deixa isso bem claro para os alunos do curso que ministra, há uma década e meia, no atelier Ampliatto — tanto que faz questão de que comecem trabalhando com o lápis, e ele mesmo ainda usa bastante essa técnica.

Para a exposição, o ilustrador, cartunista e caricaturista (que já trabalhou em jornais e ilustrou mais de 30 livros) escolheu ilustrações que têm em comum, além da mescla tradicional-digital, também o elemento humano. A maioria das obras, todas no tamanho 50x75, reproduz grandes personagens mundiais ou do universo pop. Assim, os visitantes vão encontrar, lado a lado, figuras como Nelson Mandela, John Lennon, Kurt Cobain, Galdalf (de O Senhor dos Anéis) e Jon Snow (de Game of Thrones).

— Cor, traço e expressão são muito importantes para mim. Gosto também de dar aos personagens um olhar mais melancólico, de tentar captar sua essência verdadeira.

Em breve, o desenhista pretende lançar uma série limitada de pôsteres com algumas das imagens da mostra. Enquanto ela não vem, vale conferir a exposição, que segue até 13 de outubro.

Agende-se
- O quê:
exposição Tr@ços — A Arte de Fredy Varela.
- Quando: abertura hoje, às 20h; visitação a partir de sexta (dia 8/9), até 13 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 14h.
- Onde: no Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2.462, Centro).
- Quanto: entrada franca.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros