Frei Jaime: Talvez exista - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Opinião06/09/2017 | 08h31Atualizada em 06/09/2017 | 08h31

Frei Jaime: Talvez exista

É só prestar atenção: as pessoas que mais se lamentam não são aquelas que têm os maiores sofrimentos

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Sentindo serenidade e paz... Agradecendo a oportunidade de mais um amanhecer! Viver é sempre a melhor parte, a ocasião mais importante... Vamos lá! 

"Já sofri por muitas coisas em minha vida. A maioria delas nunca existiu." (Mark Twain). 

A vida é feita de muitos momentos e infinitos sentimentos. São tantas as óticas pelas quais podemos olhar os fatos, tentar entender algumas lágrimas, vibrar com a felicidade. Talvez exista ainda uma lacuna que interpela e aguarda por compreensão: o sofrimento. Muitos sofrem não por uma causa específica, mas por não aceitarem a existência do próprio sofrimento. Outros gostariam de sorrir de manhã à noite. Instigados pela insistência da felicidade durante as 24 horas do dia, poucos se dão conta que as dores mais profundas são existenciais, isto é, fazem parte do dado humano. 

No entanto, tem sofrimentos que são imaginários ou que resultam dos traços da personalidade. É só prestar atenção: as pessoas que mais se lamentam não são aquelas que têm os maiores sofrimentos. Algumas situações de dor são insuportáveis, mesmo assim muitos ainda conseguem estampar sorrisos. Tem gente que sofre sem ter um motivo ou uma causa específica. 

Não é difícil internalizar a noção de que a vida é só sofrimento. Pensando bem, todos têm lá seus sofrimentos que não são reais. Aqui reside a importância de partilhar os sentimentos para que os mesmos não adquiram exagerado volume. Além disso é importante prestar atenção e não entrar na onda do pessimismo e da exagerada verbalização das dores cotidianas. Os momentos alegres são em maior quantidade, mas a maioria prefere falar das situações negativas. De fato, tem dores que nunca existiram. Ainda bem. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!  

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros