Estreia do Coral Municipal ocorre neste domingo em Caxias com o espetáculo "Concerto Brasileiro" - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Música07/09/2017 | 13h00Atualizada em 07/09/2017 | 13h00

Estreia do Coral Municipal ocorre neste domingo em Caxias com o espetáculo "Concerto Brasileiro"

A apresentação busca referências em expoentes da música popular brasileira

Estreia do Coral Municipal ocorre neste domingo em Caxias com o espetáculo "Concerto Brasileiro" Jennifer Roza/Divulgação
Foto: Jennifer Roza / Divulgação

Depois de passar por uma remodelação, o Coral Municipal estreia sob nova direção. Renato Filippini, atual regente do Coro, retorna ao comando do grupo com muita vontade e bagagem musical. A apresentação contará ainda com os novos integrantes, selecionados através do trabalho do maestro juntamente com a Secretaria da Cultura. Dos 85 músicos caxienses que passam pela audição, 20 novos nomes integram a equipe que se apresenta neste domingo, na Casa da Cultura, em Caxias. Após a estreia, o grupo circulará com o Concerto Brasileiro por diversos pontos da cidade. Já estão previstas apresentações na 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul, na Casa das Etnias e no ponto de Cultura Costurando Sonhos, entre outras.

Como o nome evidencia, o espetáculo busca referências em expoentes da música popular brasileira, tais quais Vinicius de Moraes, Ernesto Nazareth, João Bosco, Aldir Blanc, Tom Jobim e Milton Nascimento. Para Filippini, as referências trazidas para o concerto são um importante retrato de uma época, que merece ser evidenciado nos tempos atuais:

— Para mim, são nomes que representam o que eu considero a música pensada. Essas letras retratam muito do pensamento de uma época e se tornaram clássicos por esse motivo.

Além desses, o grupo elegeu ritmos que passeiam desde o frevo e o maracatu até os afro sambas famosos de Baden Powel e a música de folclore de Duda e Capiba. 

Na estreia, o Coral Municipal incluirá duas peças que darão uma prévia de outros dois programas que estarão por vir: o Concerto Sacro, que une compositores da música coral, e o Concerto do Amor e das Vontades, composto a partir de obras profanas dos melhores compositores contemporâneos. 

O maestro destaca, também, que o concerto deste domingo permanecerá com o caráter original.

— A primeira ideia foi formar um repertório brasileiro de música popular brasileira, inclusive o folclore, para atender a comunidade. Agora, estamos levando isso para a Casa da Cultura, mas não é um espetáculo, é um concerto, um programa sem muita pretensão, foi feito para ser itinerante — explica.

Agende-se

O quê: Concerto Brasileiro, do Coral Municipal.

Onde: Teatro Pedro Parenti

Quando: domingo, às 20h.

Quanto: entrada gratuita.



 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros