Contagem regressiva para a 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que começa dia 29 - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Literatura12/09/2017 | 19h47Atualizada em 12/09/2017 | 19h47

Contagem regressiva para a 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que começa dia 29

Durante os 17 dias da programação, Rua Dr. Montaury ficará fechada e ganhará 

Contagem regressiva para a 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que começa dia 29 Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

A literatura, nas palavras da patrona da 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul, Natalia Borges Polesso, é um exercício diário de pensar o mundo e de se colocar no lugar do outro. E esse exercício estará mais presente entre os caxienses a partir do dia 29, quando começa a 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul – que volta a ter como cenário a Praça Dante Alighieri, no Centro. A montagem da estrutura começa  nesta quarta-feira, um dia após o lançamento oficial da programação, realizado no final da tarde desta terça.

Uma novidade desta edição será o fechamento, durante os 17 dias da Feira, da Rua Dr. Montaury, na quadra entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Rua Sinimbu. Esse trecho da Montaury também receberá cobertura, algo que já havia sido pensado em edições anteriores mas que somente agora será concretizado. Isso facilitará a ligação da praça, onde ficam as bancas, com a Casa da Cultura, um dos nove espaços que abrigarão atividades (na lista estão também o Museu Municipal e a Estação Férrea, entre outros).

Neste ano, a Feira terá 45 bancas de livreiros e editores (um aumento de 50% em relação ao ano passado), 86 sessões de autógrafos, 11 bate-papos com escritores convidados, 26 oficinas, 50 ações voltadas ao público infantil e dezenas de atividades artísticas, além da participação de milhares de estudantes das 44 escolas que participam do Passaporte da Leitura. 

Leia também:
"Eu sou amiga do livro, sim", diz homenageada da Feira do Livro
Natalia Borges Polesso é a patrona da 33ª Feira do Livro
3por4: Confira novos clipes de artistas caxienses
3por4: Produtor cultural de Antônio Prado pretende lançar documentário sobre a história da arquiduquesa Maria Antônia Habsborgo Bourgon

Diferentemente de outros anos, o lançamento da programação não incluiu a divulgação de grandes nomes de escritores convidados, uma vez que a maior parte das atrações já havia sido anunciada anteriormente. Entre elas estão escritores como Letícia Wierzchowski, autora da trilogia A Casa das Sete Mulheres, Marina Colasanti, Daniel Munduruku, Mariana Massarani e Conceição Evaristo, e ilustradores como o multipremiado Roger Mello.

Um dos destaques do lançamento ficou por conta do lançamento da identidade visual da Feira, desenvolvida por acadêmicos de Design da UCS e que utilizou seis cores, símbolos como o livro e o coração e a reprodução do slogan desta edição, Todos os Livros, Todas as Leituras, em nove idiomas (português, italiano, polonês, alemão, caingangue, espanhol, inglês, francês e crioulo).

A 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul ocorre de 29 de setembro a 15 de outubro, e tem como patrona a escritora Natalia Borges Polesso. A homenageada é a bibliotecária Maria Nair Sodré Monteiro da Cruz, que recebeu o título de Amiga do Livro. 

Trabalho conjunto

Um fator muito destacado pela secretária da Cultura, Adriana Antunes, durante o lançamento foi a construção coletiva desta Feira, com participação de livreiros, escritores e entidades.

Também foi lançado nesta terça-feira o site da Feira do Livro (www.feiradolivrocaxias.com), no qual o público pode conferir a programação diária, os convidados, as oficinas e outras informações, além de notícias sobre o evento.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros