Bento-gonçalvense Rodrigo de Marco estreia na literatura com livro de poemas eróticos - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Poesia08/09/2017 | 09h00Atualizada em 08/09/2017 | 09h00

Bento-gonçalvense Rodrigo de Marco estreia na literatura com livro de poemas eróticos

Lançamento de Escritos da Carne será neste sábado, na livraria Dom Quixote, em Bento Gonçalves

Bento-gonçalvense Rodrigo de Marco estreia na literatura com livro de poemas eróticos Kmila Vendrame/Divulgação
Foto: Kmila Vendrame / Divulgação

São escritos da carne, mas também do suor, do cheiro e do calor do sexo os versos que escorrem pelas 124 páginas do livro de estreia do bento-gonçalvense Rodrigo de Marco. Os despudorados poemas do jornalista de 27 anos ganham uma edição caprichada, que terá lançamento neste sábado, em Bento, em evento que também terá três ilustradores expondo ilustrações inspiradas nos poemas de Escritos da Carne. 

Fazedor de versos desde a adolescência, Rodrigo tem nos poemas do curitibano Paulo Leminski a influência que o fez encontrar no erotismo a forma de manifestar suas inquietações e provocar sentimentos que vão do encanto à perturbação, do amor romântico ao mais pervertido. 

– Há versos mais suaves numa página, outros mais picantes na página seguinte. É como uma montanha-russa – ilustra o poeta.

Além de provocar ou transgredir sem perder a verve irreverente, ao versar sobre assuntos que ainda são estranhos a uma sociedade sob tantos aspectos conversadora, Rodrigo quer desfazer as amarras do preconceito envolvendo a sexualidade. – Falar de sexo infelizmente é um tabu em nossa sociedade, mas eu sempre me senti muito à vontade para brincar com isso, especialmente através da poesia. O que o meu livro quer é provocar um incômodo neste sentido, causar um certo desconforto ao falar de erotismo sob vários aspectos, desde abusos até a religião – destaca De Marco.

O livro foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves em 2016 e sai com tiragem de mil exemplares, sendo que 100 serão repassados à Secretaria de Cultura. Além de Bento, haverá sessões de lançamento na Feira do Livro de Caxias do Sul, no dia 7 de outubro, e no bar Von Teese, em Porto Alegre, dia 14.

Exposição

Os ilustradores convidados por Rodrigo para criar a partir de seus poemas são o cartunista Ernani Cousandier, a tatuadora Nicole Martinato e a ilustradora Isadora Grazzi. Cada um criou cinco ilustrações, que estarão expostas no evento de lançamento com a presença dos autores. 

Serviço

O quê: Lançamento de Escritos da Carne, de Rodrigo de Marco
Quando: Sábado, das 15h às 18h
Onde: Dom Quixote Livraria e Cafeteria, em Bento Gonçalves (Rua General Osório, 581 - sala 103)
Quanto: Os exemplares estarão à venda por R$ 25 (preço promocional)

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros