Primeiro encontro da cultura italiana está programado para domingo, na UCS - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Entretenimento30/08/2017 | 09h27Atualizada em 30/08/2017 | 09h27

Primeiro encontro da cultura italiana está programado para domingo, na UCS

Ação pretende manter vivos aspectos culturais dos imigrantes

Primeiro encontro da cultura italiana está programado para domingo, na UCS reprodução/Agencia RBS
Foto: reprodução / Agencia RBS

O desejo de manter viva a cultura italiana é o sentimento que move a professora Naura Andrade Luciano. E foi a partir dessa vontade que nasceu a ideia do primeiro encontro da cultura italiana, programado para o próximo domingo, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

– Percebemos que, em termos de entretenimento na área das raízes italianas, a cidade deixa muito a desejar – afirma a docente aposentada.

Voluntariamente, conseguiu organizar a programação do Il Primo Incontro Della Cultura Italiana, que contempla diversos aspectos relacionados à cultura dos imigrantes que chegaram à Serra a partir de 1875 e que poderá ser apreciada gratuitamente ao longo no dia na Cidade Universitária. 

As atividades se iniciam às 9h30min, no UCS Teatro, com uma missa em homenagem aos antepassados, seguida de palestras sobre a imigração italiana e o dialeto vêneto, com a pesquisadora Giorgia Miazzo, e sobre a arquitetura veneziana, com o arquiteto Gianluca Parisi. Às 11h30min, também no UCS Cinema, será exibido o filme caxiense Ego Sum!. O longa do roteirista e diretor Waner Biazus foi rodado inteiramente na Igreja de São Pelegrino, entre as pinturas exuberantes de Aldo Locatelli. Haverá ainda a participação de artesãos.

No almoço, por adesão, os participantes serão recepcionados no Restaurante Ícaro, onde haverá apresentação musical com o cantor Ben-Hur-Ben e sessão de autógrafos com escritores locais que publicaram obras tratando da colonização. Para animar a tarde, haverá canções em talian e um karaokê com Mérica, Mérica, considerado o hino da imigração italiana ao Brasil.

– A ideia é fazer um grande coral – antecipa Naura.

Professora aposentada, ela explica que o encontro deste domingo é uma série de ações que ela pretende desenvolver por meio de uma associação que será criada com outros voluntários que compartilham do mesmo objetivo: promover a cultura italiana localmente durante diversos períodos do ano.

– O desejo é que essa chama se propague e esses eventos de entretenimento ocorram mais vezes. Percebe-se que o nosso turismo em Caxias está deixando a desejar – critica.

Programe-se
:: O que: Il Primo Incontro Della Cultura Italiana
:: Quando: domingo
:: Onde: UCS

UCS Cinema (programação gratuita)
:: 9h30min:
missa.
:: 10h30min: palestras sobre a imigração italiana e o dialeto vêneto, com Giorgia Miazzo, e a arquitetura veneziana, com Gianluca Parisi.
:: 11h30min: projeção do filme Ego Sum!, de Waner Biazus.

Restaurante Ícaro, em frente à UCS TV
:: 13h: almoço, com ingressos a R$ 50 e R$ 25 (crianças até 10 anos). Antecipados na Livraria do Maneco e no Café Nobre. Durante a refeição, apresentação do cantor Ben-Hur-Ben.
:: 14h30min: autógrafos de livros sobre a cultura italiana
:: 15h: cantoria popular e karaokê Mérica, Mérica

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros