Frei Jaime: Não existem outros   - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Opinião31/08/2017 | 08h28Atualizada em 31/08/2017 | 08h28

Frei Jaime: Não existem outros  

O outro passa a ser uma continuação do 'eu' de cada um. 

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Último dia do mês de agosto... Senhor, obrigado por esse presente denominado: agosto! O mês que nos convidou à reflexão em relação à vocação. Ele nos chama, porque nos ama! 

"Mestre, como deveríamos tratar os outros? O Mestre respondeu: 'não existem outros'." 

Em tempos de contínuas conexões, um desafio se impõe: o outro não é mais um, mas uma continuação do próprio 'eu'. De uma certa forma, o fato de ser da mesma espécie, possibilita que todos estejam conectados. Algumas pessoas mais sensíveis conseguem até sentir o que o outro está sentindo, justamente pela existência dessa conexão. Se há um fio condutor que perpassa todos, provocando unidade, então, deixa de existir o outro, como alguém estranho ou distante. O outro passa a ser uma continuação do 'eu' de cada um. 

Tal entendimento poderia revolucionar as relações humanas. Só existe inveja, rancor, ódio e egoísmo porque o outro nem sempre é visto como humano, como alguém que faz parte da história pessoal de cada um. A humanidade, apesar de tanta descoberta e desenvolvimento, ainda tem dificuldade de conviver com o outro. 

O fato de ser da mesma espécie deveria suscitar cordialidade, amor mútuo e respeito. Às vezes, na própria família, é difícil seguir em frente, sem nenhuma divisão. É urgente resgatar o valor do outro e abandonar a visão materializada de que se trata de um concorrente. A fraternidade universal continua sendo o sonho de todos aqueles que conseguem se colocar no lugar do outro. 

Recuperar a sensibilidade diante da dignidade humana é condição para a concretização da justiça e da paz. Da mesma forma como cada um trata a si mesmo, assim deveria ser o tratamento direcionado àqueles que não são 'outros', mas continuação do ser de cada um. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros