Banda ZAVA lança "Conatus" em plataformas digitais - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Música25/08/2017 | 18h00Atualizada em 27/08/2017 | 18h44

Banda ZAVA lança "Conatus" em plataformas digitais

Terceiro disco da banda caxiense traz rock conceitual e reflexivo

Banda ZAVA lança "Conatus" em plataformas digitais Filipe Mello/Divulgação
O power trio é formado por Daniel Antoniazzi (contrabaixo),  João Peres (voz e guitarra) e André Quadros (bateria) Foto: Filipe Mello / Divulgação

Com a mesma formação de power trio que conserva desde 2010, a banda ZAVA, consolidada pelo rock contemporâneo e polirrítmico, lança nesta sexta, em plataformas digitais, o álbum Conatus, novo trabalho do grupo que arrisca um estilo mais conceitual. A obra, que vem sendo construída ao longo dos últimos quatro anos, é uma produção independente. Os músicos André Quadros (bateria), Daniel Antoniazzi (contrabaixo) e João Peres (voz e guitarra) apostam no mais puro estilo "faça você mesmo" ao montar estúdio próprio para produzir, gravar e mixar as canções.

O termo escolhido para dar nome ao álbum, Conatus, significa, entre outras coisas, o homem que é movido unicamente por seus desejos.

— Levamos quatro anos para conceber esse trabalho, tudo foi feito da forma mais autônoma possível. E isso demandou muito esforço, muito tempo. Se não fosse esse o nosso desejo real, já teríamos desistido — observa o vocalista.

Através de temáticas sociais, políticas, existenciais e dilemas contemporâneos, as letras são bens construídas e apresentam um bom ritmo, que marca o estilo da banda, mas também contrasta com um leve toque de rock gaúcho. A singularidade do novo trabalho se dá também no instrumental. 

Círculos Daqui de Dentro são os dois primeiros singles lançados nas plataformas digitais. O álbum é composto por 12 músicas, mais três faixas bônus da versão de luxo. 

— A ideia desse trabalho é ir além do comum, é provocar reflexões, é dar novas interpretações para situações cotidianas — diz André.

Capa do álbum "Conatus", terceiro disco da ZAVA Foto: Rudinei Picinini e Sara Fontana / Divulgação

A arte da capa, assinada por Sara Fontana e Rudinei Picinini, traz uma bola amarela e tem inspiração na frase de Pablo Picaso: "Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol". O líquido que escorre leva o observador a lembrar da modernidade líquida de Zigmunt Bauman, e aos muitos universos e subgêneros musicais pelos quais transita Conatus.

Paralelamente ao lançamento do disco, a ZAVA apresenta o novo site (www.zavaoficial.com), remodelado para contar melhor a história da banda com textos rápidos e galerias de fotos, além, claro, do espaço para acessar as músicas. 

 MAIS

Ouça o disco

 Confira o álbum Conatus através do site www.zavaoficial.com.

 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros