Natural do interior de Caxias do Sul, Diego Vanassibara faz sucesso na Inglaterra com coleção de sapatos criada por ele  - Cultura e Tendência - Pioneiro

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Design14/07/2017 | 15h01Atualizada em 14/07/2017 | 15h46

Natural do interior de Caxias do Sul, Diego Vanassibara faz sucesso na Inglaterra com coleção de sapatos criada por ele 

Diego nasceu no distrito de Fazenda Souza, localidade com cerca de 2 mil habitantes

Natural do interior de Caxias do Sul, Diego Vanassibara faz sucesso na Inglaterra com coleção de sapatos criada por ele  Henrietta Garnham/Divulgação
Foto: Henrietta Garnham / Divulgação

Ele trocou o interior de Caxias do Sul, na Serra, para ir atrás do sonho, em Londres. Hoje, aos 34 anos, o designer de calçados Diego Vanassibara tem se destacado no ramo na Europa, com a marca que leva seu nome.

Diego nasceu no distrito de Fazenda Souza, localidade com cerca de 2 mil habitantes. Há 12 anos, vive na Inglaterra, para onde se mudou para se especializar em design de calçados na Cordwainers College, a mesma que formou conceituados nomes da sapataria, como Jimmy Choo. As coleções de Diego são apresentadas nas principais semanas de moda, do Japão à França. Além das passarelas, os produtos são vendidos nas lojas mais conceituadas do mundo.

— É mágico, né? Porque eu penso em tantas coisas que gostaria de fazer quando era pequeno. E aí tu cresces, envelheces, crias barba, vês que as oportunidades começam a surgir e aquele desejo de criança começa a acontecer, que não era somente um sonho ou algo impossível. Acho que é prova que eu não estava errado em buscar aquilo que almejava — conta.

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Os pais de Diego ainda moram no distrito caxiense. Eles lembram do filho pequeno e dizem que já imaginavam que o menino "arteiro" iria longe.

— A gente tem orgulho, felicidade, alegria e saudades. Mas foi preciso ir tão longe? Ele podia realizar o sonho dele mais próximo da gente, né? — brinca a mãe, Elsa Vanassi dos Reis. — Mas eu acho que importante é ver os filhos felizes, porque a gente cria os filhos para o mundo, né? Eles nascem, crescem e batem as asinhas, querem voar — comenta.

— A gente sente saudade, claro. Quando ele vem e quando ele volta, a gente sente aquele aperto no coração — completa o pai, Ivan Oliveira Reis.

Diego valoriza as próprias origens. Inicialmente, os calçados da marca eram fabricados apenas na Itália. Mas o designer decidiu ampliar a produção e agora parte das coleções sai de uma fábrica instalada em Farroupilha, pertinho da casa da família.

— Eu sou brasileiro. O design, eu diria, é internacional, mas várias, várias mãos envolvidas no processo de desenvolvimento do sapato são brasileiras, então é autenticamente brasileiro — afirma ele, sobre o produto.

Por isso, pelo menos duas vezes ao ano, ele vem ao Brasil para acompanhar cada etapa da produção dos sapatos. É quando ele traz dicas sobre tendências mundiais.

— São modelos mais arrojados, né? Diferente da linha que a gente produz, então, por isso o aprendizado. É um crescimento para nós, é muito importante porque abre horizontes — comenta a gerente administrativa, Bianca Dal Pizzol. — A gente começou com um número bem pequeno e já está crescendo, a gente vê um futuro muito grande para desenvolver com a marca dele — explica.

Diego lança duas coleções por ano para o público masculino. A produção tem, em média, de 1,2 mil pares. É pequena e artesanal. Cada par custa, no Exterior, de R$ 800 a R$ 2,5 mil.

O sucesso é grande, mas ele também sente saudade de casa e da família. Porém, a felicidade e a satisfação de fazer o que gosta compensa a distância.

— Vão ter momentos na vida em que tu vais estar sozinho e que precisas olhar pra frente. Então, acho que automotivação, autoconhecimento, é fundamental para se manter estruturado nos momentos difíceis — completa.


 
 

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