3por4: Prefeitura de Caxias sedia exposição coletiva a partir desta quinta  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Exposição19/07/2017 | 14h30Atualizada em 19/07/2017 | 14h50

3por4: Prefeitura de Caxias sedia exposição coletiva a partir desta quinta 

Programação faz parte do Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha e do Dia de Tereza de Benguela  

3por4: Prefeitura de Caxias sedia exposição coletiva a partir desta quinta  Divulgação/Divulgação
Obras foram confeccionadas por artistas de Caxias, Flores da Cunha e Bom Jesus Foto: Divulgação / Divulgação

Uma exposição artística que será aberta nesta quinta, às 16h, no segundo piso da prefeitura, celebra duas importantes datas do calendário: o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha e o Dia de Tereza de Benguela (importante  líder quilombola brasileira). A curadora Tânia Mara Bettiol Venzon explica que convidou artistas de Caxias, Flores da Cunha e Bom Jesus para retratar a beleza e a força da mulher negra usando diferentes técnicas.

- Essas datas (ambas comemoradas em 25 de julho) são muito importantes no Brasil, lembram toda a história da escravidão e da luta que permanece até hoje. Mas, na exposição, não queria focar tanto no sofrimento. Pedi aos artistas trabalhos que focassem na beleza, em como essas mulheres são guerreiras. Daí surgiu o nome da mostra: magnitude - conta Tânia, responsável também por dois quadros na exposição, entre eles, um retrato de Dandara dos Palmares.

Leia Mais:
Escola de Bento homenageia Vinicius de Moraes e conquista filha caçula do poeta
3por4: Dreamland Museu de Cera apresenta réplica de Renato Aragão, em Gramado

A exposição conta com 29 quadros, além de esculturas e trabalhos em pintura de vidro assinados por artistas senegaleses. Visitação pode ser feita até o dia 28 de julho, com entrada franca, nos horários de funcionamento da prefeitura. No dia 25 de julho, às 16h, a ex-coordenadora de Igualdade Racial Alessandra Pereira vai palestrar sobre cultura africana e mulher negra também no segundo piso da prefeitura. Na ocasião, haverá ainda contação de história sobre Esperança Garcia, que escreveu uma carta histórica relatando os horrores da 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros