3por4: Monumento à Itália será restaurado por Bez Batti, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Arte17/07/2017 | 11h21

3por4: Monumento à Itália será restaurado por Bez Batti, em Caxias

Obra foi danificada após um acidente de carro

Um dos nomes mais fortes da escultura em pedra no país, João Bez Batti foi convidado pela Secretaria da Cultura de Caxias para restaurar o Monumento à Itália, marco histórico do bairro São Pelegrino. Originalmente, a obra foi esculpida por José Zambon e inaugurada em 1958. O formato de bota era uma homenagem à Itália, no ano que Caxias recebeu a visita do então presidente do país, Giovanni Gronchi. O monumento em basalto foi danificado no último dia 8 de junho, por conta de um acidente de trânsito. 
De acordo com a coordenadora do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural, Heloise Salvador, o nome de Bez Batti surgiu como unanimidade nas indicações de profissionais da área.
– O Bez Batti deixou claro que aceitaria, pois gosta muito de Caxias. Nos sentimos muito felizes, sabemos que ali existe a veia de artista, que vai entrar amor e sensibilidade mesmo sendo um trabalho de restauro – comenta Heloise. 
Ainda não há uma previsão para o início do trabalho, já que o Departamento de Memória e Patrimônio Cultural precisa elaborar um projeto detalhado sobre a ação. Ainda conforme a coordenadora, o restauro deve unir novamente a parte rompida do monumento, que fica entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Rua Feijó Júnior.
– Vamos criar algo para as partes rompidas, mas não podemos disfarçar nada, tem de ficar claro que ali houve uma intervenção – esclarece Heloise.

SILIANE VIEIRA

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros