3por4: Memorial Gazola, em Caxias, prepara programação especial para o dia 22 de julho - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

História07/07/2017 | 15h20Atualizada em 07/07/2017 | 15h20

3por4: Memorial Gazola, em Caxias, prepara programação especial para o dia 22 de julho

Exibição de documentários e apresentação de coral marcam os 74 anos da explosão ocorrida na empresa

3por4: Memorial Gazola, em Caxias, prepara programação especial para o dia 22 de julho Acervo Memorial Gazola/Divulgação
Memorial Gazola guarda registros fotográficos da histórica empresa caxiense Foto: Acervo Memorial Gazola / Divulgação

Permanece viva na memória de Caxias do Sul a explosão da indústria Gazola que matou seis mulheres em 22 de julho de 1943. O que muitos ainda não sabem é que há um lugar na cidade dedicado a preservar a história do espaço onde a empresa funcionou de 1932 até por volta de 2010. O Memorial Gazola quer ser conhecido pela comunidade e, para isso, convida a uma grande celebração que será realizada no próximo dia 22, justamente quando a explosão que marcou a história da empresa completa 74 anos.

- O memorial é muito lembrado no meio universitário, mas queremos dar uma visibilidade para a comunidade - comenta a historiadora e diretora do Memorial Gazola Maria de Fátima Valentini Canevese.

Leia Mais:
Rafael Iotti lança hoje o primeiro livro de poemas, "Mas é possível que haja outros"
Agenda: Bate-papo com artistas visuais ocorre neste sábado em Caxias

A programação ocorre entre 13h30min e 17h, com entrada franca. Haverá apresentação do coral Coro em Si, que terá um momento especial no repertório.
- Rosa de Hiroshima será cantada, lembrando do momento da Segunda Guerra Mundial - adianta Maria de Fátima.

A programação prevê ainda a exibição de dois documentários que retratam com dierentes olhares a história das mulheres mortas na Gazola: Aos Olhos de Santa Bárbara, de André Costantin; e É Proibido Falar Italiano, de Robinson Cabral.
Quem participar do encontro será convidado ainda a conhecer o acervo do Memorial Gazola, que possui mais de um mil peças catalogadas. Entre elas, imagens como essa ao lado, intitulada Operárias no Relógio Ponto, um registro de 1947.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros